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Estivemos em França, nos arredores de Marselha, para a apresentação internacional do novo Peugeot 2008, onde ficámos a conhecer o novo SUV da marca do leão. Assente na nova plataforma CMP do Grupo PSA, uma plataforma feita a pensar nas multi-energias, este 2008 está disponível com motorizações diesel, a gasolina e… eléctricas.
Já tivemos contacto com a variante totalmente eléctrica, denominada e-2008, e ficámos impressionados com a suavidade do conjunto. O sistema motriz eléctrico é exactamente o mesmo que encontramos no Peugeot e-208 e assenta num propulsor eléctrico de 100 kW, o equivalente a 136 cv de potência, e num "pack" de baterias - montadas em H - de 50 kWh. Porém, se o para o 208 a Peugeot reclama uma autonomia de 340 quilómetros, para este 2008 esse número fica-se pelos 320 km. A culpa é da carroçaria menos aerodinâmica e do peso superior do conjunto.
O maior elogio que podemos fazer a esta variante é que é em tudo semelhante às versões a combustão, com excepção da ausência de ruídos e vibrações, da rapidez na aceleração e na suavidade a que "rolamos" na estrada. A versão eléctrica superioriza-se em todos estes pontos às restantes, mesmo que a marca do leão ainda não tenha homologado valores para a aceleração e para as recuperações.
A Peugeot orgulha-se de dar liberdade de escolha aos seus clientes e de os deixar escolher um modelo sem ter de abdicar da motorização pretendida e este e-2008 surge nessa linha, com a marca do leão a revelar quotas semelhantes para a versão eléctrica por comparação com as versões a combustão.
Isso é um enorme trunfo para este modelo, que não vê assim prejudicada a habitabilidade e o espaço de carga na bagageira, apesar de contar com um "pack" de baterias sob o piso do habitáculo. As baterias - de 50 kWh de capacidade - surgem montadas em "H", com duas filas por baixo dos bancos e uma fila que atravessa toda a largura do habitáculo. Recorde-se que a fabricante francesa oferece uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros para 70% de capacidade das baterias.
Falar de um eléctrico obriga a falar dos tempos de carga, já que a autonomia ainda é um dos maiores entraves à democratização deste tipo de energia. Para este modelo a Peugeot apresenta várias potências de carregamento disponíveis e, por isso, vários tempos de carga distintos.
Em casa, com uma tomada Green Up Legrand - suporta até 3,7 kW - e com cabos específicos, é possível carregar a totalidade das baterias em 16 horas, número que desce para as 8 horas com recurso a uma WallBox monofásica de 7,4 kW.
Numa WallBox trifásica de 11 kW uma carga completa demora 5 horas, sendo que num carregador público rápido de 100 kW é possível recuperar 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.
O novo Peugeot e-2008 não possui uma silhueta específica, mas ainda assim conta com elementos únicos que o diferenciam dos seus irmãos a combustão e que lhe dão uma personalidade única. Falamos do leão da marca com reflexos em azul, do monograma específico "e" - na mesma cor - nos guarda-lamas dianteiros e no portão traseiro e da grelha na mesma cor da carroçaria.
No interior também é possível identificar diferenças, ainda que subtis. Falamos de um revestimento exclusivos para os bancos na versão "GT" e de uma apresentação de dados específica no painel de instrumentos digital com tecnologia 3D.
O Peugeot 2008 totalmente eléctrico estará disponível para encomenda em Janeiro do próximo ano, altura em que arrancam as entregas das versões com motor a combustão. Porém, as primeiros unidades só vão chegar ao mercado nacional em Abril.
A versão de entrada de gama, a Active, tem preços a começar nos 36.600 euros. A mais cara, a GT, começa nos 43.450 euros.
ACTIVE | ALLURE | GT LINE | GT | |
e-2008 - 100 kW (136 cv) | 36.600 € | 38.350 € | 40.550 € | 43.450 € |
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