Luxo, performance e exclusividade são palavras que podem definir o Range Rover SVAutobiography Dynamic, um modelo que surge como uma proposta natural da
recém criada SVO (Special Vehicles Operation) do Grupo Jaguar-Land Rover, uma "fábrica de sonhos" para quem muito nunca é suficiente.
A SVO está para a Jaguar-Land Rover como a AMG e a "M" estão para a Mercedes e BMW, respectivamente, e
o Range Rover Sport SVR foi como que um cartão-de-visita com uma proposta radical que mostra que um SUV também pode ser um grande desportivo. Agora surge o Range Rover SVAutobiography Dynamic, que transporta o Range Rover para um nível equivalente, mas com menos concessões ao nível do conforto.
"Os clientes do Range Rover e do Range Rover Sport são diferentes", referiu-nos Mark Stanton, responsável pela SVO.
"Um cliente Range Rover quer um motor topo de gama e exclusividade, mas não prescinde do conforto". Por isso a marca de Coventry desenvolveu duas propostas: uma com base no chassis longo (LWB) e outra com o chassis normal, que baptizou como Dynamic. Todos são produzidos na fábrica de Solihull, mas são concluídos nas novas instalações da SVO em Oxford Road, perto de Coventry, onde são pintados numa nova e moderníssima linha criada para o efeito. Há cores específicas, mas o cliente tem liberdade para qualquer escolha pessoal por mais bizarra que seja…
O Range Rover SVAutobiography Dynamic utiliza o mesmo motor 5.0 V8 turbocharged com 550 cv e 680 Nm de binário que equipa o Range Rover Sport SVR, mas o desempenho foi "civilizado" com uma nova cartografia menos radical. Mesmo assim, o Range Rover SVAutobiography Dynamic é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 5,1segundos.
Face ao Range Rover Autobiography a altura ao solo foi reduzida em 8 mm e toda a suspensão pneumática foi redesenhada, da mesma forma que as barras anti-rolamento activas foram programadas para reduzir ao máximo o rolamento da carroçaria em curva. A direcção é mais directa e o cliente pode optar entre jantes de 21 ou 22 polegadas.
IMAGEM. O modelo que conduzimos estava equipado com pneus 245/45R22, virado para uma utilização em asfalto, mas há mais diferenças ao nível mecânico como as impressionantes pinças de travão Brembo ou as quatro agressivas saídas de escape que fazem ecoar o ronco do motor. Em termos estéticos apenas há alterações ao nível dos detalhes na grelha dianteira, nas saídas de ar laterais.
No interior a proposta base tem acabamentos específicos desta versão, mas o cliente pode ir tão longe no campo da personalização quanto o dinheiro que estiver interessado em gastar, embora Mark Staton, refira que em média esse valor pode começar nos 30 mil euros.
AO VOLANTE. Ao fim de meia dúzia de quilómetros no meio das estradas estreitas e sinuosas da zona de Coventry é fácil notar a direcção directa, rápida e precisa, mas também a estabilidade direccional de um modelo que, apesar da altura elevada ao solo (e não só), não tem grande adornamento e faz a diferença para os restantes Range Rover.
Nas zonas de curvas encadeadas o "ronronar" do motor parece um desafio. À mais pequena solicitação do acelerador o Range Rover SVAutobiography Dynamic salta para a frente e o aumento das rotações é acompanhado por um rugido feroz. Este motor canta que encanta com "voz" de grande desportivo e não de um imponente SUV. O desempenho da caixa automática de oito velocidades permite aproveitar todas a rotações e manter um ritmo vivo por mais sinuosa que seja a estrada.
Mas, tal como acontece com o Range Rover Sport SVR, o desempenho é tanto melhor quanto mais rápido for o ritmo. É assim que se notam de forma clara as diferenças num SUV à medida de chefes de família muito apressados.
PREÇOS:
Range Rover SVA SWB: desde 227.867,42€
Range Rover SVA LWB: desde 212.771,75€