Apresentado no Salão Automóvel de Turim no início do Verão, o renovado Jeep Renegade já está à venda no nosso país e nós já testámos a versão mais potente e mais radical da gama, denominada Trailhawk.
Este Trailhawk é a versão mais potente da gama, com 170 cv, e a mais radical, honrando o DNA da Jeep fora de estrada e mostrando uma capacidade impressionante para ultrapassar obstáculos e para andar em areia ou terra solta.
DESIGN. A imagem pouco ou nada se alterou, mas isso está longe de ser uma crítica. Destacam-se os novos faróis redondos (pack Full LED opcional custa 1.000 €) , a nova grelha superior de sete aros e a nova faixa frontal inferior.
A versão que ensaiámos, a Trailhawk, destaca-se ainda pelas jantes de 17 polegadas exclusivas, pelo capô e tejadilho em preto que contrasta com o amarelo da carroçaria, pelo gancho de reboque traseiro (a vermelho), vidros traseiros escurecidos, barras de tejadilho em preto e claro, os vários "badges" em torno da carroçaria que nos lembram que estamos perante a variante "Trailhawk".
A posição de condução elevada é muito confortável e o acesso ao habitáculo merece destaque. A mala tem uma capacidade de 351 litros, a qualidade dos materiais é boa e são vários os espaços de arrumação espalhados pelo interior. Tal como no exterior, o habitáculo deste Trailhawk tem um "look" robusto mas divertido, com vários apontamentos de homenagem ao passado da marca.
Os bancos em pele Trailhawk (1.500 euros) são muito confortáveis e oferecem bom apoio lateral, podendo ser regulados electronicamente. Mas é o painel de instrumentos digital de sete polegadas (personalizável) e o sistema multimédia Uconnect de 8,4 polegadas (1.600 euros) com sistema de som da Beats - com 9 altifalantes - que mais impressiona. A navegação pelos vários menus é muito intuitiva e permite que o sistema seja operado sem que se tire os olhos da estrada durante muito tempo.
Este bloco surge acoplado a uma caixa automática ZF de nove velocidades e a um sistema de tracção integral. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima está fixada nos 196 km/h.
A Jeep reivindica um consumo combinado de 6,6 l/100 km para este Renegade Trailhawk, bem como um nível de emissões de CO2 de 172 g/km.
AO VOLANTE. O desempenho do Jeep Renegade Trailhawk surpreendeu pela positiva, sobretudo em estrada. É um verdadeiro Jeep e isso faz com que se sinta em casa em terrenos mais radicais. Para isso a Jeep subiu ligeiramente os pára-choques para permitirem um ângulo de entrada de 30 graus e de saída de 34 graus e colocou vários protecções inferiores. Contudo, é o bloqueio do diferencial central que oferece 50/50 em termos de tracção e o sistema de selecção de modos de condução (Auto, Neve, Areia, Lama e Rocha) que dão mais confiança para uma incursão fora de estrada. isto já para não falar do facto de que esta proposta é a única a oferecer o "Active Low", o sistema de tracção mais evoluído, que conta com um sistema de assistência em descidas íngremes e uma função que permite que a primeira velocidade simule o efeito das "redutoras", limitando a passagem à segunda velocidade a velocidades na ordem dos 6 km/h.
Experimentámos o Renegade Trailhawk em auto-estrada e ficámos impressionados com os baixos consumos ( pouco mais de 5 litros/100 km) e com a capacidade da suspensão em absorver todos os desníveis do asfalto. Ainda assim, quando se "puxa" verdadeiramente pelo motor - e os 170 cv e a enorme tracção convidam a isso - o consumo facilmente chega aos 8 e até aos 9 litros/100 km.
Convém recordar que esta versão tem mais 15 mm de altura ao solo, o que naturalmente podia levar a um menor controlo dos movimentos da carroçaria. Mas isso não se nota em momento algum e o Renegade oferece precisão e confiança na hora de entrar numa curva a maior velocidade.
CONCLUSÃO. O Renegade Trailhawk é um SUV verdadeiramente divertido de conduzir em estrada ou fora dela. A imagem radical também não passa despercebida em lado nenhum, sobretudo com este esquema de pintura amarelo e preto, e isso também fica visível no interior, e isso é um elogio.
A apontar um ponto negativo a este modelo terá que ser o preço, já que a versão que ensaiámos custa 49.598 euros e tinha 9.657 euros em opcionais. Porém, tudo se deve à fiscalidade do nosso país - que penaliza e muito os 4x4 - e à regra que "atira" este SUV para a categoria de Classe 2 nas portagens. É uma pena!
Recorde-se que neste momento o Jeep Renegade beneficia de uma campanha de oferta de Garantia e manutenção de 5 anos ou 75.000 km.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0 MultiJet II
Cilindrada: 1.956 cc
Potência máxima: 170 cv/3.750rpm
Binário máximo: 350 Nm/1.750 rpm
Velocidade máxima: 196 km/h
0 a 100 km/h: 8,9 s
Consumo médio: 6,6 l/100 km
Emissões de CO2: 172 g/km
Preço desde: 41.216 euros
Versão ensaiada: 49.598 euros
+ IMAGEM. A imagem radical do Renegade Trailhawk é divertida e diferente, mas não esquece o passado da marca.
- FISCALIDADE. O motor de 170 cv, a caixa de 9 velocidades e o sistema de tracção 4x4 fazem uma equipa vencedora, mas a fiscalidade do novo país atira esta versão para preços elevado e para a categoria de Classe 2 nas portagens.