GSI é uma sigla que faz parte da história da Opel e passou de geração em geração. Quem se lembra do Kadett GSI de 1984?...
Certamente muito poucos, pelo que será mais fácil recordar os Astra e os Corsa GSI. A sua imagem desportiva não esmoreceu e é esse carácter que renasce num modelo familiar como o Insignia, seja na versão Grand Sport ou na carrinha Sports Tourer.
As duas opções partilham a caixa automática de oito velocidades, com comandos manuais por patilhas atrás do volante (uma novidade). No modo automático, o regime de mudança de velocidades é diferentes nos modos de condução Normal ou Sport, sendo que este GSi conta com um "Competitive Mode" exclusivo, que permite ao condutor interferir (mas pouco) com o desempenho do controlo de estabilidade e com a entrega de potência.
A tracção total permanente também é comum e permite partilhar a potência pelos dois eixos, com um novo sistema multidisco e embraiagens que repartem o binário pelas rodas traseiras, de acordo com as necessidades, a exemplo do que acontece com um diferencial convencional.
HABITÁCULO. No interior os bancos dianteiros (estilo baquet) afirmam o estilo desportivo, mas isso também é evidente no desenho do volante ou nos pedais em alumínio. Podem parecer detalhes, mas são os pormenores que fazem as grandes diferenças neste tipo de automóveis.
CHASSIS. A última geração do Insignia conta com a moderna plataforma Epsilon 2, que permitiu dilatar a volumetria da carroçaria. O GSI é cerca de 160 kg mais leve do que a geração anterior do Insignia OPC, mas tem uma rigidez estrutural superior.
Face aos restantes Insignia, a altura ao solo foi reduzida (10 milímetros) e está equipada de série com o chassis de controlo electrónico FlexRide, capaz de reagir em fracções de segundo para justar, entre outras coisas, a pressão dos amortecedores e a assistência da direcção.
O desenvolvimento foi realizado pela Opel Performance, sob a direcção de Volker Strycek, que muito podem recordar dos tempos em que era protagonista do DTM nos anos 80.
AO VOLANTE. A qualidade dos bancos é a primeira impressão positiva para quem se senta ao volante de um GSI. Têm várias possibilidades de regulação, um excelente apoio e ainda por cima são cómodos. Podem ser apenas bancos, mas também são peças de engenharia.
Guiámos os GSI em França, nas estradas da Provença, entre Marselha e Avignon, mas também na pista de testes da Michelin, em Fontange. Gostámos do desempenho do chassis FlexRide com gestão electrónica da suspensão, tracção integral e uma vectorização de binário das rodas traseiras (da verdade) com embraiagens no eixo traseiro.
É evidente que o motor a gasolina é mais musculado na resposta e (parece) muito mais dinâmico nos regimes elevados, mas a opção diesel argumenta com a resposta elástica nos regimes intermédios graças aos dois turbos: um pequeno que responde a baixa rotação e outro que "dá tudo" em altos regimes.
Em estrada seca o GSI tem um comportamento neutro e nas zonas mais sinuosas não se sente o "peso" do trem dianteiro na inserção em curva, apesar das dimensões generosas do Insignia e da tracção 4x4. Essa agilidade merece aplausos.
Os auxiliares de condução, como o controlo de estabilidade ESP, são discretos em modo de condução "Sport". O sistema também gere a rigidez dos amortecedores e a reactividade da direcção, sublinhando o carácter desportivo.
Não há grandes alterações entre o desempenho do Grand Sport e da Sports Tourer, apesar da carrinha ser mais pesada. Optar por um deles passa pelas necessidades de cada um e os 1.350 euros acabam por ser uma diferença razoável. As carrinhas são sempre mais caras.
Mas escolher entre o diesel de 210 cv e o gasolina de 260 cv é aberrante. Dá para acreditar que o motor biturbo a gasóleo custe mais 10.650 euros do que o 2.0 Turbo a gasolina?... Pode parecer aberrante, mas é assim mesmo…
Preços:
|
Potência |
Preço |
Opel Insignia Grand Sport GSi 2.0 Turbo |
260 cv |
55.680 € |
Opel Insignia Sports Tourer GSi 2.0 Turbo |
260 cv |
57.030 € |
Opel Insignia Grand Sport GSi 2.0 BiTurbo D |
210 cv |
66.330 € |
Opel Insignia Sports Tourer GSi 2.0 BiTurbo D |
210 cv |
67.680 € |