A Hyundai renovou o i20. As alterações não são profundas, mas são importantes para rejuvenescer esta proposta. Elas começam por ser evidentes na estética, mas também ao nível do equipamento multimédia e nos auxiliares de condução, para já não falar numa alteração no campo das motorizações. O modelo está a chegar ao mercado com preços desde 15.784 euros.
O renovado i20 tem um aspecto mais jovem e alegre, graças à proposta novas cores e à possibilidade de personalização, que passam a estar disponíveis de acordo com os modelos da gama. A carroçaria de cinco portas tem uma zona dianteira revista, assumindo uma grelha semelhante à do i30 e novos grupos ópticos, mas o capot não foi alterado.
As alterações na traseira são mais evidentes. Passam por faróis traseiros com LED’s, mas também pela quinta porta com um novo desenho, passando a integrar a matrícula.
As dimensões pouco se alteraram, mas a nova imagem garante um aspecto mais encorpado. O i20 parece mais largo do que na realidade é, e as novas jantes de 15 ou 16 polegadas oferecem um estilo mais dinâmico e isso é tão evidente no cinco portas como na proposta coupé de três portas.
HABITÁCULO. O interior está mais apelativo graças à aposta na cor dos pespontos com a possibilidade de combinações em azul ou vermelho. O tablier não sofreu grandes mudanças, mas pode ter a zona superior em azul, nas versões mais equipadas. No nosso país apenas está disponível o ecrã de sete polegadas, que são compatíveis com os sistemas Android ou Apple CarPlay, permitindo associar o sistema de navegação do telemóvel. O espaço continua a ser uma referência para o segmento e os 326 litros de volume da bagageira estão ao melhor nível do que é oferecido pelos principais concorrentes.
MOTORES. A oferta de motores deixou de fora a opção diesel e na fase de lançamento apenas estará disponível o motor atmosférico de quatro cilindros com 75 cv na versão menos equipada (Confort) ou 84 cv. Na opção Stile, mas equipada (desde 18.237 cv).
O 1.0 T-GDI surge em Setembro e garante 100 ou 120 cv e, se a caixa manual de seis velocidades é proposta de série, também está disponível uma opção automática de dupla embraiagem com sete velocidades.
AO VOLANTE. Na apresentação do renovado i20 apenas estava disponível o 1.0 T-GDI de 120 cv, que apenas vai estar disponível por encomenda. Mesmo assim foi evidente que pouco se alterou na dinâmica deste Hyundai. O i20 é ágil na cidade e honesto em estrada, mesmo a velocidades mais elevadas onde quase não se notam as vibrações do motor.
Os blocos de três cilindros são sempre algo gulosos, mas com este 1.0 T-GDI de 120 cv realizamos uma media de 6,5 km/h sem pensar em grandes economias e este resultado merece aplausos.
A insonorização contribui para a qualidade de vida a bordo, da mesma forma que a suspensão oferece um excelente compromisso entre o que se espera de um familiar compacto e o comportamento em curva.