O Hyundai i30 N já tem um lugar de destaque no universo dos desportivos. Foi o primeiro modelo desenvolvido pela "N", a fábrica de sonhos da marca sul-coreana criada para avançar com propostas "picantes" à medida do prazer da condução. A equipa liderada por Albert Biermann, o homem que liderou a "M" da BMW durante anos, avançou com uma nova proposta que transformou o pacífico i30 Fastback no agressivo i30 N Fastback...
CARROÇARIA. Não há grandes diferenças entre o Hatchback e o novo Fastback. É evidente que cada carroçaria tem o seu estilo. É perceptível que a acessibilidade aos lugares traseiros é pior no novo Fastback devido ao desenho descendente do tejadilho, no sentido da traseira. Mas o espaço interior não tem grandes diferenças, embora a Fastback tenha mais espaço para bagagem (+55 litros) para responder às necessidades familiares.
MOTOR. As duas carroçarias i30 N partilham o mesmo motor 2.0 T-GDI com 275 cv de potência na versão "Performance". O mesmo acontece com a caixa manual de seis velocidades e os cinco modos de condução reguláveis no ecrã central de oito polegadas ou num botão colocado junto aos braços do volante – "Eco" (como se alguém pensasse em economia com um carro destes...), "Normal", "N" e "N Custom", que permite ao condutor definir a gosto a resposta da direcção, suspensão, motor e o controlo de estabilidade que pode ser desligado para quem gosta de emoções fortes.
O launch Control garante arranques fulminantes e permite chegar aos 100 km/h em 6,1 segundos. No painel de instrumentos há LED’s que marcam o regime de rotações como nos carros de competição e no ecrã central há informações sobre as forças G, o turbo, o binário e a potência.
A carroçaria do Fastback tem uma maior rigidez estrutural (+7%) e sofreu uma ligeira evolução ao nível da suspensão, especialmente no eixo anterior. A barra anti-rolamento tem um diâmetro ligeiramente inferior e o curso da suspensão é um pouco maior para absorver as irregularidades do piso.
AO VOLANTE. Guiámos o i30 N Fastback numa pista sinuosa perto de Las Palmas, nas Canárias, e podemos dizer que a eficácia está toda lá. A direcção talvez seja um tudo nada menos pesada, mas é tão directa quanto a condução desportiva o exige. A tracção é notável, a facilidade de inserção em curva garante toda a confiança, com o diferencial autoblocante a cumprir a sua missão. A estabilidade direccional impressiona e os travões não acusam a fadiga motivada pelo aquecimento.
Este Fastback pode ser utilizado como um grande desportivo e não teme enfrentar qualquer pista, mas no modo de condução "Normal" garante o conforto que vai agradar à família.
O preço do novo Hyundai i30 N Fastback custa mais mil euros do que o Hatchback, que tem um preço de 45.500 €. Por isso a opção entre uma das duas carroçarias é uma questão de gosto pessoal...
FICHA TÉCNICA
Motor |
2.0 Turbo GDI |
Cilindrada (cc) |
1.998 |
Potência máxima (cv/rpm) |
275/6.000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
353/1.450-4.000 |
Velocidade máxima (km/h) |
250 |
0 a 100 km/h (s) |
6,1 |
Consumo médio (l/100 km) |
8,2 |
Emissões CO2 (g/km) |
188 |
Preço desde (€) |
45.500 € |