A nova carrinha BMW Serie 5 está a chegar ao mercado nacional e, tal como acontecia na geração anterior, para além das naturais diferenças no tipo de carroçaria não há grandes diferenças na imagem da Touring face à proposta de três volumes e quatro portas.
DESIGN. Os novos Serie 5 são realizados com base na plataforma CLAR ("Cluster Architecture") que adopta vários tipos de materiais, que vão desde vários tipos de aço até ao alumínio, para garantir o máximo de rigidez estrutural com o mínimo de peso. Face à Touring anterior houve um ganho de cerca de 100 kg.
A carrinha tem dimensões semelhantes à berlina. Mais 7,0 mm de comprimento (4.943 mm) são imperceptíveis, mas o volume da bagageira (570 litros) faz diferença. São mais 10 litros do que no modelo anterior e podem chegar aos 1700 litros com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 40:20:40). A porta posterior abre de forma independente entre a zona inferior e o vidro, uma operação que pode ser feita de forma automática. Este é um trunfo em termos de utilização.
O Audi A6 Avant, o
Mercedes Classe E Estate e o Volvo V90 são os principais concorrentes da carrinha bávara, mas ao nível da capacidade da bagageira o Mercedes é o campeão com uma "mala" com 640 litros.
HABITÁCULO. O interior da Touring é semelhante ao que encontramos na berlina. Isso é tão verdade no campo da imagem como na qualidade dos materiais e acabamentos. O espaço merece aplausos e está alinhado com as melhores propostas da concorrência, sendo possível transportar confortavelmente três "calmeirões" no banco traseiro.
O novo ecrã táctil de 10,25 polegadas salta imediatamente à vista. É imponente e a gestão do sistema que integra as propostas de info-entretenimento é intuitiva (alguns comandos são gestuais nas versões melhor equipadas), evitando a distracção do condutor que abdique dos comandos controlados por voz. Os mais modernos sistemas de conectividade permitem integrar qualquer smarthphone.
Está disponível um segundo ecrã de 5,7 ou 8,8 polegadas (opcional) no lugar do painel de instrumentos. É uma alternativa aos indicadores digitais propostos de série, com o design tradicional.
Já guiámos o BMW Serie 5 Touring
MOTORIZAÇÕES. Na fase de lançamento a Touring é proposta com duas opções a gasolina (530i de 252 cv, 540i xDrive de 340 cv e tracção integral) e duas ofertas diesel (520d com 190 cv e 530d com 265 cv e tracção integral). Todos os motores têm acoplada em uma caixa automática de oito velocidades, excepto o 520d de 190 cv, que pode contar com uma caixa manual de seis velocidades. Pode poupar-se dinheiro, mas não é a mesma coisa...
AO VOLANTE. Guiámos o 520d e, apesar dos seus 190 cv (apenas), ficámos impressionados com um desempenho mais do que suficiente para uma condução descontraída, mas também pela reserva de dinamismo disponível ao seleccionar o modo de condução "Sport", que pode ser uma ajuda em estradas secundárias. A diferença é sensível. Em auto-estrada, com o acelerador a fundo, toda a potência fica disponível. Sem preocupações económicas, realizámos uma média de 7,0 litros/100 km, o que merece destaque…
Gostámos da agilidade do 520d. Mesmo com alguns exageros a estabilidade direccional dá confiança ao condutor, o que sendo uma surpresa num BMW, acaba por surpreender pelo excelente compromisso ao nível do conforto. Este modelo faz jogo igual com os melhores concorrentes e essa é uma grande diferença entre o presente e o passado. O resultado passa pela suspensão pneumática (de série), que permite manter a plataforma nivelada independentemente da carga.
Os mais apressados podem abrir mão de algum conforto e optar por uma suspensão com gestão electrónica das barras estabilizadoras "dinâmicas" (Active Drive) e os mais radicais ainda têm um suspensão desportiva M como alternativa.
TECNOLOGIA. Estão disponíveis inúmeras ajudas electrónicas e sistemas de segurança, tais como o sistema de manutenção na faixa de rodagem, vigilância de cruzamentos com capacidade de travar o veículo em caso de perigo eminente, "cruise control" adaptativo e assistente de mudança de faixa. São propostas opcionais que colocam a Touring na vanguarda da condução "semi-autónoma".
PREÇOS
Gasolina
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530i
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252 cv
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desde 70.704 €
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540i x-Drive
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340 cv
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desde 89.420 €
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Diesel
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520d
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190 cv
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desde 58.360 €
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520d automático
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190 cv
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desde 60.255 €
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530d
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265 cv
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desde 79.670 €
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530d x-Drive
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265 cv
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desde 84.650 €
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