"Aquela Máquina" esteve em Paris para conhecer o novo DS7 Crossback que chega ao mercado nacional em meados de Janeiro de 2018 e já lhe demos conta desta experiência. Mas na mesma altura conhecemos o novo híbrido, que será apresentado em 2019 e tivemos oportunidade de ter um pequeno contacto ao volante de uma versão que ainda está numa fase de protótipo.
Todos os modelos com motores eléctricos ou híbridos terão a referência E-TENSE, curiosamente o nome de um protótipo com a imagem de super-desportivo apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Desse estudo, onde as formas ao estilo de um Grande Turismo radical vestiam uma proposta com um motor 100 por cento eléctrico, apenas a motorização faz a ponte com o futuro, porque "para já, está fora de questão a DS vir a produzir um automóvel destinado a um mercado de "nicho", numa altura em que o mais importante é afirmar a marca com propostas capazes de garantir o seu crescimento e rentabilidade, embora seja uma questão que se pode voltar a colocar no futuro", disse-nos Arnaud Ribault, director de marketing e vendas da DS.
Tivemos um curto contacto com a condução do protótipo do DS7 Crossback E-TENSE, "algo que a maioria dos responsáveis da marca e até muitos engenheiros ainda não tiveram oportunidade de fazer porque são protótipos ainda muito iniciais", como fez questão de sublinhar Yves Bonnefont.
Ao volante, não tivemos dúvidas de que a afirmação do director da marca DS era verdadeira. Se dúvidas houvesse, comandos de segurança na consola central, onde estávamos formalmente proibidos de tocar, e a presença de uma engenheira de desenvolvimento, com um computador ao colo, para controlar em tempo real todos os parâmetros dos motores, mostrou que este ainda não é um DS7 Crossback como os restantes...
O protótipo que guiámos apenas tinha disponível a opção mais dinâmica, onde o motor de combustão interna e os eléctricos debitam em conjunto 300 cv, e não há dúvidas: a potência está lá e a dinâmica de condução é muito mais evidente do que aquela que encontrámos ao volante da proposta equipada com o motor 1.6 PureTech de 225 cv, apesar de o peso das baterias de lítio e do sistema de motores eléctricos engordar o híbrido com mais 170 kg. O aumento de peso exige alterações na calibragem dos travões.