O novo Mercedes Classe A chega aos concessionários no dia 3 de Maio, mas já guiámos as opções A180d com o motor 1.5 diesel de 116 cv e o A200 a gasolina, com o bloco 1.4 de 163 cv. O preço de ambos começa nos 32.450 €. Na fase de lançamento, a proposta inclui ainda o A250d de 224 cv, que é o mais apetecível em tudo menos no preço a partir dos 47.100 €, o que o afasta um pouco do horizonte da maioria dos seus potenciais clientes.
Gostámos do desempenho do motor 1.5 diesel, que está bem coadjuvado pela caixa automática e até parece mais potente do que realmente é. A transmissão aproveita todas as rotações do motor.
O A180d é mais do que honesto. É muito agradável de conduzir em cidade ou em estradas sinuosas, onde oferece valores de potência muito interessantes a baixo regime (260 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm) e não desilude em auto-estrada. Mas não há milagres: os 47 cv suplementares do A200 garantem outro dinamismo e agilidade, para não dizer que abrem as portas a uma condução (quase) desportiva.
Em termos de consumo, com uma condução normal, realizámos médias na casa dos 5,6/5,8 litros/km com o motor diesel, mas não conseguimos baixar dos 7,0 litros/100 km com a opção a gasolina. A diferença é evidente para quem faz muitos quilómetros, mas já não é tão relevante para quem anda menos. Por isso, vale a pena fazer as contas, porque cada um sabe de si…
O novo Classe A ganhou em agilidade e dinamismo e, se o chassis está à altura de uma condução mais dinâmica com um A180d, também está perfeitamente à vontade para digerir a potência das propostas mais musculadas. Esta evolução não beliscou o conforto, que merece todos os aplausos, mesmo em estradas mais degradadas.
HABITÁCULO. O interior é mais espaçoso ao nível dos cotovelos dos ocupantes dos bancos anteriores e na altura disponível para quem se sente atrás. A imagem tem tudo a ver com os modelos das gamas superiores. A luz ambiente pode assumir 64 cores diferentes, com as saídas de ar na forma de uma turbina e com bancos aquecidos e com função de massagens, ainda que estes sejam elementos da (longa) lista de opcionais.
O painel de instrumentos digital e o ecrã central pode ser formado por dois painéis com 10,25 polegadas, um grande e outro com sete polegadas ou dois com sete polegadas, nas versões base, que são interfaces para todas as funções de infoentretenimemento. Os ecrãs podem ser configurados a gosto do condutor.
Mas há mais propostas que ainda nem sequer estão disponíveis no requintado Classe S. Os sensores continuam ligados por mais três minutos depois do carro se desligar (a pensar numa utilização citadina, onde as ruas são estreitas e cheias de automóveis, motociclos e bicicletas) e passa a ser possível, através da "app" ‘Mercedes.me’ dar autorização a um familiar ou amigo para conduzir o carro, sendo que essa pessoa passa a conseguir abrir o Classe A com esta mesma "app", que se transforma numa chave.
PREÇOS. Face ao modelo actual, o novo Classe A é mais caro. Se pensarmos no A180d estamos a falar de cerca de 800 euros, mas oferece "de série" um nível de equipamento superior, como as jantes de 16 polegadas, faróis de halogéneo e cruise control. No interior encontramos a "Linha Style" com bancos "comfort", volante multifunções, painel de instrumentos digital e ecrã táctil com sete polegadas, câmara de marcha-atrás e módulo de comunicações para o sistema ‘Mercedes Me’.
A Mercedes criou ainda um conjunto de "Packs" que permite maximizar o nível de equipamento por valores mais baixos do que a soma das partes. Mas é sempre a somar, e isso obriga a recorrer a um configurador para garantir o melhor resultado custo/equipamento.
Diesel
Mercedes A180d com caixa automática – 32.450 €
Gasolina
Mercedes A200 com caixa automática – 32.450 €
Mercedes A250 com caixa automática – 47.100 €
Ficha técnica
Motor |
180 d |
200 |
Cilindrada (cc) |
1.461 |
1.333 |
Potência máxima (cv/rpm) |
116/4.000 |
163/5.500 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
260/1.750-2.500 |
250/1.620-4.000 |
Velocidade máxima (km/h) |
202 |
225 |
0 a 100 km/h (s) |
10,5 |
8,0 |
Consumo médio (l/100 km) |
4,1 |
5,3 |
Emissões de CO2 (g/km) |
108 |
123 |
Preço desde (€) |
32.450 |
32.450 |
+ EVOLUÇÃO. Mais espaço, conforto e segurança, a par de uma grande evolução tecnológica.
- MODERNIDADE. A tecnologia é bem vinda e merece todo o aplauso, mas é sinónimo de opcionais que custam bom dinheiro.