O Jaguar E-Pace não é uma novidade, mas é uma proposta muito interessante. Por isso, regressámos a este modelo que tem tudo para responder às exigências do dia-a-dia na cidade e também pode abrir portas a pequenas aventuras fora de estrada.
DESIGN. A imagem tem tudo a ver com a aposta da marca de Coventry nos SUV. Não foge ao estilo assumido pelo F-Pace, mas as suas dimensões compactas (4,39 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,649 metros de altura) não condicionaram a elegância de um modelo que, sendo mais pequeno, está mais à vontade no meio do tráfego urbano.
Esta proposta tem muito a ver com modelos como o Range Rover Evoque e o Jaguar F-Pace, mas é três centímetros maior do que o Evoque e 13 centímetros mais curto do que o F-Pace, e isso paga dividendos numa utilização diária em cidade.
HABITÁCULO. O ambiente é sóbrio. Nesta versão, os bancos em pele onde se destacam os pespontos fazem parte do equipamento de série e assumem o carácter britânico. Mas, se a qualidade é inquestionável, o requinte poderia ter ido mais longe.
O mesmo acontece com o painel de instrumentos analógico ("à antiga") em contraponto com a modernidade digital do ecrã central de 10 polegadas, um interface para os comandos associados à condução, ao infoentretenimento e conectividade.
Destaque ainda para o aproveitamento do espaço, onde foram incluídos os mais variados porta-objectos, que vão das garrafas a suportes para telemóveis e tablets, sem falar numa grande "caixa central" entre os bancos anteriores.
Os 2,68 metros de distância entre eixos foram conseguidos com a colocação dos pneus nas extremidades de uma plataforma que, tal como a carroçaria, é essencialmente realizada em alumínio para reduzir o peso.
Este espaço foi aproveitado para maximizar a habitabilidade, mais evidente nos bancos dianteiros do que nos posteriores, onde mais do que duas pessoas rouba algum conforto. O banco central é menos confortável e no piso surge o túnel da transmissão. Destaque para os 577 litros de volume de uma bagageira que pode chegar aos 1.234 litros com o rebatimento dos bancos posteriores.
MOTOR. Apesar de os diesel terem "os dias contados", este tipo de motorização continua a ter adeptos. A Jaguar oferece propostas a gasolina no E-Pace (2.0 com 249 ou 300 cv de potência), mas os diesel continuam a ter procura e o motor 2.0D tem versões de 150, 180 e 240 cv. Como no meio é que está a virtude, a opção de 180 cv é a mais equilibrada, tanto mais que está associada a uma caixa automática de nove velocidades e conta com tracção total permanente.
AO VOLANTE. Este é um SUV à medida da cidade. As dimensões compactas garantem a agilidade no meio do tráfego urbano e ajudam na altura de estacionar na rua ou nos parques de estacionamento. Face ao Range Rover Evoque, garante mais conforto, apesar das enormes jantes de 21 polegadas.
Mas este SUV também está perfeitamente à vontade em auto-estrada, onde é capaz de manter velocidades de cruzeiro elevadas, ou em estradas secundárias, onde uma suspensão mais virada para o conforto não cria problemas com um rolamento de carroçaria aceitável, capazes de limitar a dinâmica de condução.
Temos de admitir que, sendo um Jaguar, esperávamos um carácter mais desportivo deste motor de 180 cv. É verdade que a caixa automática garante uma boa resposta a qualquer regime, mas as reacelerações são apenas honestas. Por isso, são necessários 9,3 segundos para passar de 0 a 100 km/h, apesar da velocidade máxima (205 km/h) ser aceitável.
A caixa de velocidade automática oferece vários modos de condução que vão do "ECO", para quem pensa em poupar combustível, o "Comfort" para uma utilização familiar, ou o "Dynamic" para aqueles que apreciam uma condução mais agressiva. Mas a Jaguar vai mais além e oferece ainda uma opção para "neve/chuva/gelo", capaz de maximizar a tracção em condições limite. Graças a esta proposta, a electrónica permite progredir em condições extremas e abre as portas a algumas aventuras fora de estrada.
Esta polivalência acaba por ser o grande trunfo de um "pequeno", mas "grande" SUV, que é capaz de responder às exigências de uma nova geração ávida de opções no campo do lazer...
FICHA TÉCNICA
Motor : 2.0 diesel
Cilindrada: 1.999 cc
Potência máxima: 180 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 430 Nm/1.750 rpm
Velocidade máxima: 205 km/h
0 a 100 km/h: 9,3 s
Consumo médio: 5,6 l/100 km
Emissões de CO2: 147 g/km
Preço desde: 67.749 €
+ IMAGEM. O estilo da Jaguar é inconfundível e o carácter do E-Pace tem tudo a ver com a marca britânica.
- PORTAGENS. Não faz sentido que um modelo europeu esteja condicionado em Portugal pela aberração das portagens. Este E-Pace 4x4 paga Classe 2, e isso é aberrante...