
















Guiámos o Jaguar F-Type Chequered Flag na pista de testes da SVO (Special Vehicle Operation) do Grupo Jaguar-Land Rover em Fen End, perto de Coventry. É uma edição especial comemorativa dos 70 anos da produção de veículos desportivos da marca britânica.
Esta proposta, com a carroçaria coupé ou convertible, está disponível com o motor de 2.0 litros e quatro cilindros Ingenium, com 300 cv e 400 Nm, e com o bloco 3.0 litros V6, neste caso com dois níveis de potência: 340 cv e 450 Nm ou 380 cv e 460 Nm. Em qualquer dos casos, esta versão conta com uma caixa automática de oito velocidades Quickshift, sendo que a versão mais potente, de 380 cv, pode contar com sistema de tracção integral.
AO VOLANTE. Utilizámos o coupé com o motor mais potente e com tracção traseira numa pista de alta velocidade, o que ajudou a aumentar a adrenalina nas duas longas rectas com cerca de 1,6 km e num "banking" que permite curvar muito depressa.
Foi possível tirar partido dos 380 cv do motor V6 para chegar aos 240 km/h e comprovar a eficácia de um chassis cuja aerodinâmica e suspensão (rebaixada e com regulação especifica) ajudam a "colar" o coupé ao asfalto. Era necessário uma recta mais longa para chegar aos 275 km/h reivindicados pela Jaguar para um modelo que pode passar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Vencido algum receio inicial na abordagem à inclinação do "banking", foi possível percorrer a longa parabólica a velocidades acima dos 120 km/h, com o ronco rouco do motor como banda sonora. Este V6 canta que encanta…
Para completar esta experiência, utilizámos o convertible, equipado com o mesmo motor" mas com tracção total, numa pista de "handling" onde ficou bem evidente a diferença entre os dois sistemas de tracção.
O coupé de tracção traseira é claramente sobrevirador e o ligeiro escorregamento das rodas traseiras na abordagem às curvas mais apertadas ajuda a inserir a frente e sair em aceleração com alguma contra-brecagem do volante. O convertible de tracção 4x4 é nitidamente subvirador e obriga a dosear com mais cuidado o acelerador para evitar o escorregamento das rodas anteriores.
Acaba por ser fácil controlar a subviragem, e um condutor menos agressivo sente facilmente mais segurança porque o carro parece mais "agarrado" ao chão. Nós preferimos a opção de tracção atrás, mas cada um sabe de si.
DETALHES EXCLUSIVOS. Os Chequered Flag são versões exclusivas e limitadas. As versões com o motor V6 de 380 cv têm preços desde 92.163 euros no caso do coupé, e 98.670 euros do convertible.
As diferenças passam pelas jantes de 20 polegadas da SVO. As pinças de travão são vermelhas e o coupé tem um tejadilho negro. No interior destacam-se os forros e estofos Ebony Windsor onde sobressaem os pespontos a vermelho. No apoio de cabeça das baquets "Performance" surge o logotipo que serve de assinatura ao Chequered Flag.
Várias aplicações em alumíno ajudam a sublinhar a imagem desportiva do habitáculo onde se destacam um ecrã central digital de 10 polegadas com o novo sistema Touch Pro Duo, compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.