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O Jaguar i-Pace é uma referência no campo da mobilidade eléctrica no universo dos automóveis Premium. Original na forma e elegante nas proporções, é super ágil e uma proposta à medida de quem não prescinde do estilo, aprecia o dinamismo de condução e valoriza o conforto e a modernidade tecnológica.
DESIGN. Grande nos seus 4,68 metros de comprimento e 2,13 metros de largura, tem uma volumetria próxima de E-Pace, mas é mais baixo (1,55 centímetros) do que ele. A imagem é original: há muitos detalhes que nos remetem para o ar de família, mas também de uma forma inovadora, onde as jantes que podem chegar às 20 polegadas sublinham o aspecto desportivo.
A ausência do motor de combustão interna permitiu reduzir o volume da zona dianteira e avançar o habitáculo. Sob o capot anterior há uma mini-bagageira com 27 litros de volume. A plataforma não é condicionada pelo veio de transmissão (que não existe) e permite um melhor aproveitamento do espaço interior. Se à frente ele é excelente, na traseira merece aplausos e ainda há uma bagageira com uns amplos 656 litros de volume, que podem chegar aos 1.453 litros com o rebatimento dos bancos posteriores. Tudo isto mostra que o espaço interior é um trunfo.
O sistema de info-entretenimento "Touch Pro Duo" está associado aos ecrãs tácteis, que também gerem as funções principais do veículo. É o caso de condução em relação o tipo da estrada, reconhecida pelo sistema de navegação. À chegada ao destino, o sistema pode dar indicações sobre locais de estacionamento e percursos a pé ou em transportes públicos. Mas estes são apenas alguns pontos de uma proposta com capacidade de aprender (inteligência virtual) e gerir as chamadas telefónicas para localizar contactos, alertas ao condutor ou regular a temperatura do habitáculo antes da partida, de acordo com as apps associadas ao telemóvel.
CHASSIS. A plataforma eléctrica da Jaguar permite integrar a bateria de iões de lítio com 432 células na zona inferior, para reduzir o centro de gravidade. A suspensão dianteira de triângulos duplos e multibraços na traseira visa garantir o conforto sem condicionar o dinamismo da condução. Em opção, está disponível um sistema pneumático capaz de reduzir a altura ao solo (15 mm) a velocidades superiores a 105 km/h.
MOTORIZAÇÃO. Um motor eléctrico síncrono por eixo, incorporado numa transmissão epicíclica de uma velocidade, e um diferencial disponibilizam o binário de forma instantânea às quatro rodas. Em conjunto garantem uma potência de 400 cv e asseguram a tracção total permanente.
A Jaguar anuncia que o carregamento das baterias de 0 a 80% pode ser efectuada em 40 minutos com um carregador rápido de corrente contínua com 100 kW, o qual pode garantir 100 km de autonomia em 15 minutos. Em casa, com um carregador de parede de corrente alterna com 7 kW, o mesmo estado de carga só é atingido ao fim de 10 horas.
Mas o que mais nos impressionou foi o comportamento dinâmico. O i-Pace é tão confortável como deve ser um familiar, apesar das grandes jantes criarem algumas vibrações em pisos mais degradados. Não há qualquer rolamento da carroçaria e isso garante uma grande estabilidade direccional, mesmo em estradas mais sinuosas. Este eléctrico é ágil e até desportivo, podendo passar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
O sistema de regeneração de energia na travagem tem uma intensidade regulável (já começa a ser habitual) e, no máximo, acaba por funcionar como um travão. Mesmo a andar muito depressa, acaba por não ser necessário recorrer ao pedal de travagem: esta acontece em simultâneo com o aliviar do acelerador.
Apesar de ser um eléctrico, o i-Pace não teme os mais caminhos. Duvidamos que qualquer dos seus clientes imagine confrontá-lo num mundo de terra, rios e muito pó, mas podemos garantir que ele não se faz rogado. Experimentámos e podemos garantir que, se este SUV não é um todo-o-terreno, é um excelente todos-os-caminhos.
O segredo passa pelo sistema de assistência electrónico que, depois de regulada a velocidade pretendida, apenas exige atenção com a direcção, porque o i-Pace pode subir ou descer pendentes que à partida parecem inacessíveis.
Estamos sempre a olhar para o valor da autonomia disponível, mas os "quilómetros" indicados são sempre muito menos do que será possível fazer. Depois, é necessário fazer contas sobre a localização do ponto de carregamento mais próximo, esperar que ele esteja operacional e ter fé em que não haja fila de espera, o que é o mais frequente.
O i-Pace pode ser carregado a 80 por cento em 40/45 minutos, mas se houver três veículos na fila, será necessário esperar mais de duas horas. E, mesmo assim, se alguma destas variantes falhar, a única alternativa é encontrar uma tomada de rede e esperar pelo dia seguinte para continuar a viagem...
FICHA TÉCNICA
Motor: 2 eléctricos
Potência máxima: 200 + 200 cv
Binário máximo: 348 Nm
Velocidade máxima: 200 km/h
0 a 100 km/h: 4,8 s
Autonomia: 400 km
Emissões de CO2: 0,0 g/km
Preço estimado desde: 80.823 €
+ ORIGINAL. A originalidade da forma do primeiro veículo eléctrico da Jaguar faz a diferença, sem esquecer a sua polivalência nos mais variados tipos de terrenos.
- AUTONOMIA. Nem pomos em causa os 400 km anunciados. Seja qual for o tipo de homologação, estes valores são sempre inatingíveis num Jaguar ou em qualquer outro modelo. Por isso, andar a fazer contas até onde é possível chegar acaba por ser muito stressante.