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Jaguar I-Pace: já guiámos o novo SUV eléctrico

10:02 - 04-06-2018
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O I-Pace é um passo importante para o futuro da Jaguar. É o primeiro veículo 100 por cento eléctrico da marca de Coventry, mas vai ser produzido na Áustria pela Magna-Steyer. Os ingleses escolheram o Algarve para apresentar ao mundo esta proposta e "AQUELA MÁQUINA" foi ver como é para lhe contar como foi...

Acompanhámos este projecto desde a apresentação do protótipo no Salão de Los Angeles de 2016, estivemos no Salão de Genebra deste ano para apreciar a versão final e agora fomos ao Algarve para ver o que vale este Jaguar eléctrico.

DESIGN. A imagem do I-Pace é tão original como apelativa. É, muito possivelmente, um dos melhores trabalhos da equipa liderada por Ian Callum. Assume um estilo coupé e ao mesmo tempo reivindica o estatuto de SUV. Afirma um ar de família e cativa com a originalidade de uma carroçaria solidária com uma plataforma específica para as motorizações eléctricas.

Os 4,68 metros de comprimento e os 2,13 metros de largura remetem-no para uma volumetria próxima do SUV E-Pace, mas é mais baixo (1.565 mm). A grelha dianteira pode parecer exagerada para um carro eléctrico, mas "os eléctricos também necessitam de refrigeração para as baterias e a entrada de ar, com uma saída a meio do capot dianteiro, tem uma função aerodinâmica", como nos afirmou Ian Callum.

CHASSIS. A plataforma eléctrica da Jaguar permite integrar a bateria de iões de lítio com 432 células, para reduzir o centro de gravidade. A suspensão dianteira de triângulos duplos e multibraços na traseira visa garantir o conforto sem condicionar o dinamismo da condução. Em opção está disponível um sistema pneumático, capaz de reduzir a altura ao solo (15 mm) a velocidades superiores a 105 km/h.

MOTORES. Um motor eléctrico síncrono por eixo, incorporado numa transmissão epicíclica de uma velocidade, e um diferencial disponibilizam o binário de forma instantânea às quatro rodas. Em conjunto garantem uma potência de 400 cv.

A Jaguar anuncia que o carregamento das baterias de 0 a 80% pode ser efectuada em 40 minutos com um carregador rápido de corrente contínua com 100 kW, o qual pode garantir 100 km de autonomia em 15 minutos. Em casa, com um carregador de parede de corrente alterna com 7 kW, o mesmo estado de carga só é atingido ao fim de 10 horas.

HABITÁCULO. A ausência do motor de combustão "lá à frente" e o volume compacto dos motores eléctricos "permite uma nova forma de abordar o desenho do habitáculo", como nos reconheceu Ian Callum. "Foi necessário reformular a nossa forma de pensar, e percebemos que era fácil avançar com o posicionamento do habitáculo reduzindo a dimensão do capot anterior, que tem muito a ver com a imagem dos desportivos da Jaguar".

O capot anterior é pequeno e no interior há um pequeno espaço com 27 litros de volume para bagagem. No interior, sem condicionantes ditadas pela mecânica, foi possível potenciar a habitabilidade e criar um sem número de porta-objectos.

A posição de condução é mais baixa do que é habitual num SUV e nós gostamos disso. O desenho merece aplausos e os detalhes justificam tantos elogios como o espaço disponível para os ocupantes dos bancos traseiros. Depois, temos um porta-bagagens com 645 litros, que podem chegar até aos 1.453 litros com os bancos rebatidos. Este modelo responde às necessidades da família.

AO VOLANTE. A posição de condução é excelente e o ambiente tem tudo a ver com o que se pode esperar de um Jaguar. Os britânicos optaram por um sistema de botões na consola para seleccionar o movimento para a frente, para trás e o neutro.

Os ecrãs digitais que surgem no painel de instrumentos e no ecrã central, dividido em dois níveis, fornecem todas as informações sobre o funcionamento do veículo e, ao mesmo tempo, permitem diversas configurações.

O sistema de infoentretenimento "Touch Pro Duo" está associado aos ecrãs tácteis, que também gerem as funções principais do veículo. É o caso da gestão do tipo de condução em relação ao tipo de estrada, reconhecido pelo sistema de navegação EV, e que, à chegada ao destino, pode dar indicações sobre locais de estacionamento e percursos a pé ou em transportes públicos.

Mas estes são apenas alguns pontos de um sistema com capacidade de aprender (inteligência virtual) e gerir as chamadas telefónicas para localizar contactos, alertas ao condutor ou regular a temperatura do habitáculo antes da partida, em associação com APP’s associadas ao telemóvel.

Mas o que mais nos impressionou foi o desempenho do I-Pace em estrada e até em pista, porque a Jaguar teve a coragem de nos convidar a levar esta proposta aos limites, no autódromo do Algarve. Pode ser um SUV, é confortável, mas não há qualquer rolamento da carroçaria em curva e a estabilidade direccional é brilhante e isso é tão ou mais surpreendente do que as acelerações que permitem passar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

O sistema de regeneração de energia na travagem tem uma intensidade regulável (já começa a ser habitual) e, no máximo, acaba por funcionar como um travão. Mesmo a andar muito depressa, acaba por não ser necessário recorrer ao pedal de travagem. Ela acontece em simultâneo com o aliviar do acelerador.

O I-Pace é um grande rolador e não teme as estradas secundárias mais sinuosas, como as que encontramos na serra de Monchique, sobretudo com o "sistema dinâmico adaptativo" (opcional) pneumático, que potencia a polivalência.

Terra, água e muito pó estão longe de ser o habitat onde podemos imaginar um veículo eléctrico, mas o I-Pace também é capaz de responder a este tipo de exigência. É um SUV e não um todo-o-terreno. Mas, por mérito próprio, pode ser considerado como um grande todos-os-caminhos.

Experimentámos e ficámos convencidos. Subimos um corta-fogo com um sistema de assistência electrónico, que, depois de regulada a velocidade pretendida, apenas exigiu atenção com a direcção, o mesmo acontecendo com uma descida muito íngreme. A polivalência de utilização é mais um trunfo.

CONCLUSÃO. Não temos dúvidas em admitir que fomos conquistados pelo I-Pace. Reconhecemos que estamos longe de ser adeptos de automóveis 100 por cento eléctricos, mas modelos como este podem levar-nos a mudar de opinião...

PREÇOS

A oferta passa por três níveis de equipamento (S, SE, HSE), para além da "First Edition".

I-Pace S – desde 80.416 €
I-Pace SE – desde 88.548 €
I-Pace HSE – desde 94.749 €
I-Pace First Edition – desde 105.219 €

A Jaguar oferece uma garantia de oito anos para as baterias e um intervalo de manutenção de 34 mil quilómetros ou dois anos.

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Manuel Castro   17:22 - 06-06-2018
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Traseira muito comprida..
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Henrique Figueiras   12:07 - 04-06-2018
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E qual a autonomia??? Acho que é uma pergunta pertinente.
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