Autonomia alargada até aos 605 quilómetros por um preço muito concorrencial face aos rivais mais directos definem o novo Kia EV3 estreado em Lisboa no final da última semana.
Definido por uma carroçaria visualmente singular, na linha do topo de gama EV9, os seus 4,30 metros de comprimento apontam-no ao segmento dos SUV compactos.
Na sua génese está a plataforma e-GMP, que lhe permite comportar um elevado conteúdo tecnológico mas com uma arquitectura de 400 volts ao invés de 800.
Um único motor eléctrico de 150 kW (204 cv) e 283 Nm, a dar tracção às rodas dianteiras, compõe a gama, sendo obviamente a capacidade das baterias a diferença mais assinalável.
A de 58,3 kWh permite uma autonomia combinada até 436 quilómetros, beneficiando de carregamentos até 108 kW, enquanto a de 81,4 kWh a eleva até 605 quilómetros, sendo recarregável até 128 kW DC.
O carregamento em corrente alternada pode fazer-se até 11 kW, esperando-se para 2026 o aumento da potência para 22 kW.
À primeira vista, o Kia EV3 parece uma evolução mais cúbica do EV9 mas não se deixe enganar pelo visual quadrado porque, em termos aerodinâmicos, consegue um coeficiente de penetração de 0,26.
A contribuir para esse valor está o tejadilho flutuante, os puxadores nivelados das portas e o tratamento geométrico de diversas partes da carroçaria.
Plásticos laqueados a preto nas áreas frontal e lateral, assim como nas cavas das rodas, dão um vigor especial ao topo de gama GT-Line.
Mal se abrem as portas percebe-se um habitáculo espaçoso definido por escolhas estéticas bastante sóbrias e relaxantes ao olhar, sendo dado um óbvio destaque à arrumação de pequenos objectos.
Um sublinhado especial é dado ao generoso receptáculo montado na consola central enquanto o apoio deslizante dos braços oferece uma "superfície de trabalho" para colocar um computador portátil.
As inserções em tecido e a iluminação LED tornam o ambiente a bordo mais caloroso, em contraste com os plásticos de qualidade média que definem o interior.
O posto de condução é definido pelo visor a juntar a instrumentação e o multimédia em ecrãs de 12,3 polegadas, com um terceiro ao meio, de 5,3 polegadas, para a climatização.
Mesmo assim, a Kia não eliminou os controlos físicos para um acesso mais natural às configurações de temperatura e ventilação.
O sistema de infoentretenimento com ChatGPT integrado é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, esperando-se até ao final deste ano o acesso a serviços como o Netflix, Spotify ou Amazon.
Quem viaja atrás não poderá queixar-se de falta de espaço para as pernas face aos 2,68 metros que ambos os eixos distam, beneficiando ainda de pontos de carregamento USB-C e até bancos aquecidos.
Como pequeno familiar que é, destacam-se os 460 litros de volume da bagageira, reforçado à frente por mais 25 litros para guardar o cabo de carregamento.
E como se porta na estrada este Kia EV3 na variante Long Range com a bateria de maior capacidade ? Nada mal no percurso entre Cascais e a serra de Sintra, com a praia do Guincho em pano de fundo.
A posição de condução, ligeiramente dominante sobre na estrada, oferece uma boa visibilidade face a um conforto de rolamento bem presente.
Os 204 cv e 283 Nm que debita são suficientes para acelerações vivas (mas sem demasiada "violência") para cumprir os zero aos 100 km/hora em 7,5 segundos para uma velocidade de ponta de 170 km/hora.
Muito flexível na condução urbana, e sempre pronto a fugir ao trânsito num piscar de olhos, é certo que tudo poderia ser melhor se a aceleração fosse mais progressiva.
Positivo mesmo é a travagem não sofrer as inconsistências que se encontram em muitos "eléctricos", com as patilhas no volante, para modular a regeneração da energia, a facilitarem uma condução mais animada.
Os três níveis de recuperação estão configurados para a condução com o i-Pedal, o que permite quase abdicar do travão para imobilizar o carro.
Apoiado nos dados de navegação e dos sensores para ajustar o nível de travagem, tudo é feito de forma bastante fluida para facilitar a circulação nos "engarrafamentos" urbanos.
Já fora da cidade, entre um pequeno troço da A5 a ligar Lisboa a Cascais e as estradas secundárias da região, as ultrapassagens mais "violentas" são apenas uma pequena formalidade.
Os 1.810 quilos que o SUV pesa até podem levar a pensar num desequilíbrio lateral significativo mas tal não acontece graças a um chassis bem conseguido que reforça a sensação de segurança a bordo.
Essa ideia ganha mais impacto ao perceber-se a correcção efectiva dos pequenos erros ao volante pelos assistentes muito completos à condução.
Quanto a consumos, está dentro da média para um SUV deste porte: num percurso que envolveu as vias de média montanha da serra de Sintra, conseguiu-se uma média abaixo de 16 kWh/100 km.
Significa assim que não será difícil percorrer mais de 450 quilómetros entre carregamentos com o acumulador de 81,4 kWh, que até pode chegar aos 773 quilómetros em ambiente puramente citadino.
O Kia EV3 tem os ingredientes necessários para aliciar condutores que privilegiam a relação qualidade-preço num SUV que oferece bom desempenho, tecnologias evoluídas e espaço alargado a bordo.
Tranquilizador é também a sua autonomia alargada na variante Long Range, o que permite fazer dele um primeiro carro de família para todo o serviço.
Versão | Preços (Particulares) | Com Campanha | Preços (Empresas) |
EV3 Drive | 39.900 euros | 38.490 euros | 30.447 euros + IVA |
EV3 Tech | 44.500 euros | 43.490 euros | 33.699 euros + IVA |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?