O novo Range Rover Evoque chega em Março com as opções 4x4, mas as propostas 4x2 com o motor 2.0 de 150 cv estão agendadas para Setembro, com um preço a partir de 50 mil euros (mera estimativa). A grande aposta da marca passa pela electrificação e pelas propostas híbridas (para já) "light".
O estilo do Evoque foi preservado, e isso é evidente tanto no tejadilho descendente em direcção à traseira como na linha de cintura elevada, que cresce para a traseira. A grande novidade passa por uma opção de marketing, que apenas propõe uma versão de cinco portas, já que o coupé de três portas nunca se afirmou como uma alternativa rentável.
O aspecto desportivo foi sublinhado por um ligeiro aumento da distância entre-eixos (21 mm) e sobretudo pela oferta de jantes que podem chegar às 21 polegadas.
CHASSIS. As alterações na arquitectura passam basicamente pela evolução da proposta. Por um lado, há modificações para a adopção de motorizações electrificadas, por outro uma redução do centro de gravidade e um aumento da rigidez estrutural.
HABITÁCULO. O exterior acaba por marcar uma evolução importante, mas no interior quase se pode falar de uma revolução. É notória a aposta em potenciar a imagem de requinte e luxo, aproximando o Evoque dos topo de gama da marca, mas também é perceptível a evolução de um design que alia o requinte e, ao mesmo tempo, potencia a funcionalidade e ergonomia.
O conforto também evoluiu e a imagem interior pode ser aquilo que o cliente quiser, já que a Land Rover oferece propostas que vão do mais requintado couro às soluções mais inovadoras, realizadas com materiais recicláveis.
MOTORES ELECTRIFICADOS. A principal novidade no campo das propostas passa pela electrificação. Para já, começa com uma opção "light" do tipo MHEV com base numa bateria de 48 volts, com o motor de arranque associado ao alternador e uma bateria de lítio colocada na plataforma, capaz de recuperar a energia das desacelerações e travagens.
Estas propostas estão associadas aos blocos Ingenium de 2.0 litros, tanto nas propostas a gasolina como nas opções diesel. Do lado dos gasolina temos o bloco Si4, que nesta opção MHEV oferece 200, 250 ou 300 cv de potência. No lado dois diesel surgem o Td4 de 150 e 180 cv ou o Sd4 de 240 cv. Todos podem contar com tracção 4x2 e 4x4 e uma caixa automática de nove velocidades, salvo o diesel TD4 de 150 cv, que pode ser equipado com uma caixa manual de seis velocidades. Deve ser a proposta mais acessível no mercado nacional (50 mil euros, valor estimado).
AO VOLANTE. Esta poderia ter sido mais uma apresentação estática, como muitos construtores realizam para mostrar novos modelos, mas a Land Rover gosta de ser diferente e surpreender. Se bem o pensou, melhor o fez: num velho armazém, contíguo a uma estação ferroviária, criou um autêntico percurso de todo-o-terreno radical.
O novo Range Rover Evoque é um SUV à medida da cidade. Mas, se é elegante com "saltos altos" com jantes de 21 polegadas, não abdica do ADN da marca (veja a galeria) e responde a todas as exigências que podem surgir numa utilização fora de estrada.
Esta apresentação serviu para destacar as novas propostas no campo da tecnologia. Câmaras na frente, nos retrovisores e na traseira, são geridos de forma a criar uma imagem de 360 graus. Não é uma novidade. A grande inovação passa pela visualização.
Estes são apenas alguns detalhes de um modelo que tem tudo para vir a dar que falar. A dúvida será unicamente o preço, que ninguém tem ideia onde poderá posicionar-se...