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Mercedes C63S AMG SW: a carrinha de 510 cv em ensaio...

12:14 - 03-03-2019
 
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O motor V8 4.0 biturbo é a poção mágica para os AMG mais "picantes". A situação é transversal a uma gama que vai ao encontro das exigências dos condutores mais dinâmicos, mesmo quando olhamos para propostas mais familiares como a carrinha C63S AMG.

DESIGN. A grelha dianteira, que vem do passado e marca a imagem dos radicais AMG GT, faz uma grande diferença num modelo onde os mais pequenos detalhes fazem uma grande diferença ao nível do carácter desportivo.

Isso é bem evidente no "spoiler" dianteiro, marcado por enormes tomadas de ar e integrado num design agressivo, bem como pela harmonia das proporções da imagem lateral sublinhada por uma "saia" aerodinâmica entre-eixos.

A traseira tem uma asa aerodinâmica e na base um pára-choques com saídas de ar e integra o difusor posterior e as imponentes ponteiras de escape rectangulares. 

No modelo ensaiado, a pintura cinzento "Selenite Mate" (2.650 €) afirma uma imagem desportiva que também passa pelas jantes AMG multi-raios de 19 polegadas (2.250 €).

MOTOR. O V8 4.0 é um "monstro". Os 510 cv de potência falam por si e os 700 Nm de binário, disponíveis entre as 2.000 e as 4.500 rpm, garantem a elasticidade da resposta nos regimes intermédios, a faixa de utilização ideal para quem gosta de andar depressa em estradas secundárias.

O motor passou a estar associado a uma caixa automática de nove velocidades em vez da anterior de sete relações. É uma opção que reduz as quedas de regime e, nas velocidades mais altas e mais desmultiplicadas, permite reduzir consumos.

HABITÁCULO. No interior, estamos a meio caminho entre o passado e o futuro. O ambiente desportivo é assumido pela imagem dos bancos "AMG Performance" (2.400 €), mas ao nível digital os "C" - todos os "C"-, estão aquém do que já está disponível nos Classe A, E e S.

O novo painel de instrumentos digital (com três perfis gráficos) garante diversas informações e pode ser programável a gosto. Mas o ecrã central continua a ser "à antiga", apesar de oferecer as mais modernas soluções de conectividade e info-entretenimento.

AO VOLANTE. O novo volante multi-funções é mais completo, ergonómico e intuitivo. Na base do volante (à esquerda), os sonoplastas podem gerir o cantar do motor e regular a dureza da suspensão. À direita, há outro botão para escolher rapidamente um dos modos de condução (Comfort, Sport, Sport+ e Individual).

Todas têm as suas características e podem fazer a diferença ao nível do prazer de condução. Em modo Sport o controlo de estabilidade fica muito mais permissivo, consentindo algum escorregamento do eixo traseiro em aceleração à saída das curvas, mas na opção Sport+ o condutor fica entregue a si próprio e nesta condições é tão importante o controlo do volante como dos pedais do acelerador e travão. 

O sistema "AMG Ride Control" varia os amortecedores de acordo com as características do piso e com o estilo de condução, contribuindo de forma clara para a estabilidade direccional. A suspensão é seca, pelo que o melhor compromisso passa por optar pelo modo Comfort nos amortecedores e o Sport para tudo o resto, e essa opção pode ser realizada com o modo Individual.

A versão ensaiada, com 19.105 euros de opcionais, custa 148.237 euros, e por isso quem paga este preço não está muito preocupado com os valores de consumo. Mas, a título de curiosidade, podemos adiantar que realizámos médias na casa dos 13 l/100 km, com uma condução "normal". Mas, desfrutando de todo o fulgor dos 510 cv de potência e das acelerações fulgurantes, não é difícil chegar aos 20 l/100 km...


FICHA TÉCNICA

Motor: V8 biturbo  
Cilindrada: 3.982 cc
Potência máxima: 510 cv/5.500-6.250 rpm
Binário máximo: 700 Nm/2.000-4 500 rpm
Velocidade máxima: 280 km/h
0 a 100 km/h: 4,1 s
Consumo médio: 10 l/100 km
Emissões de CO2: 229 g/km

Preço da versão ensaiada: 148.237 €

+ EMOÇÃO. É um excelente proposta para quem não prescinde de performances de "outro mundo", mas necessita de espaço.

- FISCALIDADE. A versão ensaiada paga 57.265 € de impostos. Por isso, custa cerca de mais 20 mil euros do que em Espanha.

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