O motor V8 4.0 biturbo é a poção mágica para os AMG mais "picantes". A situação é transversal a uma gama que vai ao encontro das exigências dos condutores mais dinâmicos, mesmo quando olhamos para propostas mais familiares como a carrinha C63S AMG.
DESIGN. A grelha dianteira, que vem do passado e marca a imagem dos radicais AMG GT, faz uma grande diferença num modelo onde os mais pequenos detalhes fazem uma grande diferença ao nível do carácter desportivo.
Isso é bem evidente no "spoiler" dianteiro, marcado por enormes tomadas de ar e integrado num design agressivo, bem como pela harmonia das proporções da imagem lateral sublinhada por uma "saia" aerodinâmica entre-eixos.
A traseira tem uma asa aerodinâmica e na base um pára-choques com saídas de ar e integra o difusor posterior e as imponentes ponteiras de escape rectangulares.
No modelo ensaiado, a pintura cinzento "Selenite Mate" (2.650 €) afirma uma imagem desportiva que também passa pelas jantes AMG multi-raios de 19 polegadas (2.250 €).
MOTOR. O V8 4.0 é um "monstro". Os 510 cv de potência falam por si e os 700 Nm de binário, disponíveis entre as 2.000 e as 4.500 rpm, garantem a elasticidade da resposta nos regimes intermédios, a faixa de utilização ideal para quem gosta de andar depressa em estradas secundárias.
O motor passou a estar associado a uma caixa automática de nove velocidades em vez da anterior de sete relações. É uma opção que reduz as quedas de regime e, nas velocidades mais altas e mais desmultiplicadas, permite reduzir consumos.
HABITÁCULO. No interior, estamos a meio caminho entre o passado e o futuro. O ambiente desportivo é assumido pela imagem dos bancos "AMG Performance" (2.400 €), mas ao nível digital os "C" - todos os "C"-, estão aquém do que já está disponível nos Classe A, E e S.
O novo painel de instrumentos digital (com três perfis gráficos) garante diversas informações e pode ser programável a gosto. Mas o ecrã central continua a ser "à antiga", apesar de oferecer as mais modernas soluções de conectividade e info-entretenimento.
Todas têm as suas características e podem fazer a diferença ao nível do prazer de condução. Em modo Sport o controlo de estabilidade fica muito mais permissivo, consentindo algum escorregamento do eixo traseiro em aceleração à saída das curvas, mas na opção Sport+ o condutor fica entregue a si próprio e nesta condições é tão importante o controlo do volante como dos pedais do acelerador e travão.
O sistema "AMG Ride Control" varia os amortecedores de acordo com as características do piso e com o estilo de condução, contribuindo de forma clara para a estabilidade direccional. A suspensão é seca, pelo que o melhor compromisso passa por optar pelo modo Comfort nos amortecedores e o Sport para tudo o resto, e essa opção pode ser realizada com o modo Individual.
A versão ensaiada, com 19.105 euros de opcionais, custa 148.237 euros, e por isso quem paga este preço não está muito preocupado com os valores de consumo. Mas, a título de curiosidade, podemos adiantar que realizámos médias na casa dos 13 l/100 km, com uma condução "normal". Mas, desfrutando de todo o fulgor dos 510 cv de potência e das acelerações fulgurantes, não é difícil chegar aos 20 l/100 km...
FICHA TÉCNICA
Motor: V8 biturbo
Cilindrada: 3.982 cc
Potência máxima: 510 cv/5.500-6.250 rpm
Binário máximo: 700 Nm/2.000-4 500 rpm
Velocidade máxima: 280 km/h
0 a 100 km/h: 4,1 s
Consumo médio: 10 l/100 km
Emissões de CO2: 229 g/km
Preço da versão ensaiada: 148.237 €
+ EMOÇÃO. É um excelente proposta para quem não prescinde de performances de "outro mundo", mas necessita de espaço.
- FISCALIDADE. A versão ensaiada paga 57.265 € de impostos. Por isso, custa cerca de mais 20 mil euros do que em Espanha.