O Mercedes GLE 350d Orange Art Edition é uma proposta à medida de quem quer ser diferente e não se importa de pagar por isso. Estamos a falar de uma proposta com um nível de equipamento "top" que inflaciona (e muito) o preço base. Mas se há mercado para este tipo de veículos, importa que eles estejam disponíveis...
Numa utilização 100 por cento automática, a troca de velocidades é interessante, mas numa condução mais dinâmica, com recurso às patilhas sob o volante, não encontramos a mesma raça que está disponível noutros modelos da marca de Estugarda.
A transmissão "Dynamic Select" propõe quatro modos de condução: Comfort, Sport, Slyppery e Individual, onde o condutor pode escolher os parâmetros que mais lhe agradam, já que o sistema actua na resposta da direcção e acelerador e na rapidez da troca de velocidades.
Quem gosta de andar depressa e não prescinde de padrões de conforto topo de gama, é obrigatório optar pela suspensão "Airmatic" (2 100 €). O sistema alia as molas pneumáticas com um amortecimento variável, de acordo com o tipo de piso, sublinhando o dinamismo da condução do GLE 350d em estrada e até fora dela, onde é evidente a capacidade de absorção das irregularidades do terreno.
Só o ar condicionado automático custa mais 850 €. O alemães gostam de somar contas com muitas parcelas, mesmo quando um veículo já tem um preço na casa dos 104 900 €, como acontece com a versão base do modelo ensaiado.
Mas há mais: quem quiser todo o conforto do mundo em longas viagens, pode adoptar pela suspensão pneumática (2 100 €) com amortecedores e molas variáveis, e não pode deixar de lado a regulação de velocidade activa (2 800 €), que também actua na direcção quando o veículo sai das faixas de rodagem e é capaz de actuar de forma "autónoma" no meio do pára-arranca urbano. Como se pode ver, este é um GLE diferente e o preço pode chegar até onde se quiser. A versão que ensaiámos tinha mais de sete mil euros em equipamentos opcionais (nem todos os enunciados estavam disponíveis), e isso é muito dinheiro. Mas não há dúvida que vale a pena...
Motor: 3.0 V6
Cilindrada: 2 987 cc
Potência máxima: 258 cv/ 3 400 rpm
Binário máximo: 620 Nm/1 600 rpm
Velocidade máxima: 226 km/h
0 a 100 km/h: 7,0 segundos
Consumo médio anunciado: 9,1l/100 km
Emissões de CO2: 180 g/km
Preço desde: 104 900 €
Versão ensaiada: 121 020 €
+ DIFERENÇA. Esta é uma série especial para quem aprecia a diferença e a este nível não é fácil garantir uma proposta mais dilatada.
- ACESSIBILIDADE. Não é um problema desta proposta, mas do GLE. O condutor tem de ter atenção à altura da porta, mesmo não sendo um "calmeirão".