O Nissan GT-R é um veterano no mundo dos super-desportivos e talvez a proposta mais popular a este nível. No futuro poderemos ter um modelo com base no design italiano do GT-50, mas ainda há muitas dúvidas quanto à imagem do GT-R da próxima década.
DESIGN. A imagem do Track Edition by NISMO não tem um aspecto tão radical como a proposta NISMO de 600 cv, mas pode ter uma decoração especial. Neste caso, o vermelho com as riscas longitudinais vincam o carácter, mas os números nas portas não eram necessários, embora tenham tudo a ver com o simbolismo nipónico. Em japonês, 23 lê-se "Ni" (2) "San" (3) e é por isso que, em competição e sempre que os regulamentos o permitem, a equipa oficial da Nissan corre com o número 23 (e suas derivações no caso de ser mais de um carro: 22, 32, 33, …).
A última evolução da imagem do GT-R passou pelo maior volume da grelha anterior e por tomadas de ar dianteiras mais amplas para aumentar o fluxo de ar para a "respiração" do motor e maximizar a sua refrigeração. As alterações também são evidentes na forma dos guarda-lamas, onde as novas saídas de ar permitem libertar o calor dos travões. Todos os elementos aerodinâmicos foram repensados e oferecem menos resistência ao ar, garantindo o apoio que assegura a estabilidade direccional.
Nesta última evolução, os engenheiros admitem que actuaram ao nível do cruzamentos das válvulas para melhorar a admissão, mas também no escape onde, ao mesmo tempo, foi trabalhada a sonoridade para permitir ao Godzilla ter uma "voz mais grossa".
A potência máxima chegou aos 570 cv e, se isso é bom, os 637 Nm de binário disponíveis entre as 3.330 e as 5.800 rpm ainda são melhores.
Mas, se a evolução técnica foi grande, a quantificação dos ganhos no campo das performances acaba por não impressionar. Seria difícil ir muito longe num automóvel capaz de se aproximar dos 320 Km/h e passar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
CHASSIS. A maior diferença na versão Track Edition by NISMO começa pela construção do monobloco chassis/carroçaria, que ganhou rigidez, e passa pela suspensão, sobretudo nas molas, mas também nos amortecedores Bilstein DampTronic, com o objectivo de maximizar a estabilidade direccional e a agilidade em estrada, sempre com o objectivo de garantir o prazer de condução.
Mas já não gostamos tanto do aspecto. Está datado e começa a ser impossível esconder o tempo que passou desde a sua origem. Isso é bem evidente nos anacrónicos comandos da regulação da altura e profundidade do volante, distintos e pouco práticos, mas também na ausência da regulação em altura dos bancos, cuja forma/apoio fica aquém dos que encontramos no 370 Z, que ensaiámos há pouco tempo.
AO VOLANTE. Em termos pessoais consideramos que regressar ao volante de um Nissan GT-R é uma viagem ao passado e isso não é uma crítica, antes pelo contrario. Quando os grandes desportivos estão cada vez mais anémicos e mais "auxiliados" por "ajudas electrónicas", o GT-R continua a ser o que sempre foi. E se as propostas "base" já são agressivas, o Track Edition by NISMO fica a meio caminho entre quem gosta de guiar um super-desportivo no dia-a-dia (versão base) e aqueles que sonham com a oferta radical do NISMO de 600 cv.
Os 570 cv da Track Edition by NISMO são colocados no chão pela tracção total permanente, a resposta ao acelerador é vertiginosa, a eficácia da caixa automática de seis velocidades (à antiga) não perde uma rotação em aceleração, sem aliviar o pé do acelerador e garante reduções muito rápidas.
Este modelo não foi pensado para andar no dia-a-dia na cidade, pelo que, cada vez que se pisa o acelerador, salta em frente como uma fera. Quando se acelera antes de tempo na abordagem de uma curva, o diferencial traseiro obriga o condutor a reagir com determinação. Pode colocar em causa muito boa gente, mesmo com o controle de estabilidade ligado, ou garantir um longo "drift" a quem domine esta técnica. A capacidade de travagem merece aplausos, mesmo quando há uma utilização contínua, que leva ao aquecimento.
A direcção é rápida e precisa, ajuda a controlar o escorregamento da traseira em situações limite, sem controle de tracção, mas também é muito reactiva em estradas secundárias, com contínuas alterações do eixo de apoio, onde a resposta do motor garante todo o prazer de condução.
A agilidade de um modelo com 4,71 metros de comprimento e 2,78 metros de distância entre-eixos é incrível. Nas estradas mais sinuosas com curvas apertadas, acaba por ser natural alguma perda de aderência das rodas dianteiras nas abordagem mais agressivas, nas curvas mais apertadas, mas não se pode falar de sobreviragem: o GT-R Track Edition by NISMO acaba por ser neutro, permitindo ao condutor carregar no acelerador para desfrutar do poderoso motor V6 biturbo . Isto é o prazer de condução.
Ficha técnica
Motor: V6 biturbo
Cilindrada: 3 799 cc
Potência máxima: 570 cv/6.800 rpm
Binário máximo: 637Nm/3.300-5.800 rpm
Velocidade máxima: 315 km/h
0 a 100 Km/h: 2,8s
Consumo médio: 11,8 litros/100 km
Emissões de CO2: 275 g/km
Preço: 152.900 €
+ CARÁCTER. A imagem desportiva tem tudo a ver com o comportamento e as performances de um modelo que nos garante um prazer de condução que começa a estar em vias de extinção.
- INTERIOR. O habitáculo está datado e não seria difícil evoluir a imagem sem grandes alterações ao modelo, e uma opção deste tipo faria toda a diferença.