O X-trail garantiu a sua autonomia na gama de SUVs da Nissan. Passou a ser a opção de sete lugares do Qashqai, que ficou limitado a versões de cinco passageiros. Esta alteração permitiu ao X-trail fazer a diferença num mercado onde o espaço é importante.
Neste campo, a habitabilidade é fundamental e o X-trail vai ao encontro das necessidades de famílias mais numerosas. Os 4,67 metros de comprimento e 2,7 metros de distância entre-eixos do X-trail permitiram dilatar a habitabilidade num espaço onde a imagem (também ela) não foge aos paradigmas da marca japonesa, sempre avessa a grandes inovações.
Pode oferecer cinco ou sete lugares, e mais lugares começam por ser um argumento ganhador para as famílias numerosas.
Com sete pessoas a bordo a bagageira é ridícula nos seus 135 litros de volume, mas na configuração de cinco lugares o volume pode chegar aos 550 litros e aumentar até aos 1.982 litros com o rebatimento da fila central de bancos.
MOTORES. Com uma carroçaria mais volumosa do que a do Qashqai, o X-trail é naturalmente mais pesado e o motor 1.6 dCi de 130 cv (partilhado pelos dois veículos) deixa algo a desejar. Mas com a proposta 2.0 dCi com 177 cv (que também abre as portas à opção de uma caixa de velocidades automática de variação contínua CVT por cerca de 1.500 €) já é outra conversa.
AO VOLANTE. Gostámos deste motor com a caixa manual de seis velocidades, apesar de reconhecermos que a sexta é algo desmultiplicada para reduzir os consumos. Esta opção paga dividendos numa condução em auto-estrada, mas a elasticidade do motor é muito interessante nas estradas mais sinuosas e é honesto numa utilização urbana onde responde bem nos regimes mais baixos. O X-trail é grande para a cidade, mas a câmara de estacionamento (opcional ou de série, de acordo com as versões) acaba por dar uma grande ajuda.
Este SUV privilegia o conforto, mas a suspensão garante um excelente compromisso entre o bem-estar e o comportamento dinâmico. É certo que em curvas abordadas com maior velocidade se nota algum adornamento da carroçaria, mas nunca chega a comprometer a estabilidade direccional.
O sistema All-Mode 4x4-i da Nissan permite seleccionar a tracção às rodas traseiras para reduzir o consumo, optar pelo modo "auto" em que o sistema reparte o binário do motor pelos dois eixos de acordo com as necessidades, ou escolher o modo de bloqueio 4WD nas condições mais desafiantes para garantir uma repartição de 50% da tracção por cada um dos eixos, a uma velocidade até aos 40 km/h.
Pode parecer um trabalho de especialista, mas é tão fácil como girar um botão na consola central. Foi o que fizemos no montado alentejano. Partimos na direcção do horizonte, desfrutando da paisagem marcada pelo ‘sobe e desce’ das colinas que seguem na direcção de nada e lugar nenhum, percorrendo trilhos sem idade.
Por tudo isto, é fácil dizer que este X-trail 4x4 é muito mais do que um familiar. Começa por ser uma solução para levar muitas crianças à escola, mas também é uma forma de ir até onde a família queira chegar...
Ficha técnica
Motor 2.0 dCi
Cilindrada (cc) 1 995 cc
Potência máxima (cv/rpm) 177/3.750
Binário máximo (Nm/rpm) 380/2.000
Velocidade máxima (km/h) 196
0 a 100 km/h (s) 10,0
Consumo médio (l/100 km) 6,1 /100
Emissões de CO2 (g/km) 162 g/km
Preço desde (€) 46.575 €
+ PROPOSTA. É uma solução para quem privilegia um habitáculo espaçoso e gosta da polivalência de um veículo que está tão à-vontade em estrada como fora dela.
- FISCALIDADE. Sabe-se que as "Classes" das portagens vão mudar, mas não se sabe quando isso vai acontecer. Pode ser em Janeiro, mas mesmo que assim seja, nada garante que os 4x4 possam tirar partido desta situação.