A primeira geração do Mercedes CLA foi um verdadeiro sucesso entre a gama de modelos compactos da marca de Estugarda, como provam as mais de 750 mil unidades vendidas (entre CLA Coupé e CLA Shooting Brake). Agora, a marca germânica repetiu a receita, melhorou-a e apresentou a segunda geração, cuja estreia comercial aconteceu no passado mês de Maio.
Fomos até ao Algarve para um primeiro contacto com este modelo e podemos confessar-lhe que é fácil perceber o motivo pelo qual a primeira geração foi tão bem recebida no mercado. Ainda assim, as melhorias são evidentes, a começar logo na imagem exterior, agora bastante mais fluída e sem as linhas vincadas que marcavam a geração anterior.
Por comparação com o CLA antigo, esta geração cresceu em comprimento e em largura, mas viu o tejadilho ficar 2 mm mas baixo. Pode não parecer muito, mas juntamente com as portas sem moldura é o suficiente para vincar (ainda mais) o carácter desportivo desta versão que, no fundo, é um coupé de quatro portas.
As mudanças visuais começam logo na dianteira, com a frente inclinada e com o nariz de tubarão. O capot mais prolongado (com cúpulas) também ajuda a vincar o carácter de uma proposta que ganhou uma nova assinatura luminosa, uma grelha com padrão diamante e um capot bastante baixo.
Na traseira, o destaque vai para os novos grupos ópticos mais rasgados que "entram" pela bagageira e para a chapa de matrícula bastante mais baixa, agora montada no pára-choques. Esta decisão vai de encontro ao que a Mercedes já faz com toda a sua gama de Coupés e Cabrios e transmite uma sensação de maior largura.
Assim que nos sentamos ao volante do novo CLA rapidamente percebemos que a qualidade dos acabamentos e dos materiais usados se destaca, tal como a marca de Estugarda sempre nos habituou. As linhas foram reduzidas de forma a criar painéis mais "limpos" e todo o habitáculo foi modelado de forma a alcançar um equilíbrio entre a elegância e a desportividade.
As saídas de ventilação em forma de turbina já são conhecidas de outras propostas da marca, mas continuam a merecer um destaque. Podemos dizer o mesmo para a iluminação ambiente (personalizável) e para o conjunto de ecrãs que forma o painel de instrumentos digital e o ecrã multimédia e de navegação equipado com o sistema MBUX.
A versão que testámos estava equipada com o "pack" AMG e isso tem um impacto muito positivo no guiador, de corte bastante mais desportivo, e nos bancos, que além de elegantes oferecem um fantástico apoio lateral.
Estivemos ao volante da versão 180 d do novo CLA e não poderia ser de outra forma, afinal esta é a versão com maior procura no nosso país. Conta com um motor de 1.5 litros de 4 cilindros – fornecido pela Renault/Nissan - que produz 116 cv de potência (às 4000 rpm) e 260 Nm de binário máximo (entre as 1750 e as 2500 rpm).
A potência é enviada às rodas dianteiras através de uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades que permite que o registo dos 0 aos 100 km/h seja feito em 10,7 segundos e que a velocidade máxima seja de 205 km/h.
As sensações ao volante do novo CLA foram muito positivas e há um culpado: o chassis. Este chassis impressionou-nos e passou a ideia de que consegue lidar igualmente bem com muito mais potência. Escusado será dizer que ficámos ansiosos por "deitar as mãos" às versões CLA 45 e CLA 45 S!
O centro de gravidade mais baixo, as vias dilatadas (63 mm na dianteira e 55 mm na traseira) e a suspensão traseira (multi-link) redesenhada também ajudam a que este CLA seja muito divertido de conduzir e apresente um comportamento muito dinâmico e directo.
Ainda assim, e apesar de equipado com jantes de 19 polegadas, podemos garantir que a Mercedes garantiu um bom compromisso entre o dinamismo e o conforto.
Quanto ao motor, os 116 cv de potência serão mais do que suficientes para os compradores deste modelo. Este bloco é elástico o suficiente e forma uma boa equipa com a transmissão automática de sete relações. Não espere que este CLA seja um velocista, mas pode contar com uma proposta dinâmica e divertida de conduzir.
O novo Mercedes CLA já está disponível no nosso país desde o passado mês de Maio por um preço que começa nos 38 mil euros para o CLA 200 (motor a gasolina de 163 cv) e nos 40.100 euros para este CLA 180d, a proposta mais barata entre os diesel.
O Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC (306 cv), a proposta mais potente do catálogo, pelo menos até chegarem os CLA 45 e CLA 45S, está disponível desde 60.400 euros.
No próximo mês de Setembro chega a versão Shooting Brake, uma carroçaria mais familiar, e já sabemos os preços: 39.300 euros para a versão 180d e 41.650 euros para a proposta CLA 200 Shooting Brake a gasolina.