O Ford Mustang tem tudo a ver com a paixão pela diferença e pelo "american way of life". Depois, tem o apelo da magnificência dos motores V8 e o seu ronco que faz vibrar os sentidos de qualquer apaixonado. Mas o Ford Mustang 5.0V8 tem um preço aberrante em Portugal, devido à fiscalidade. Por isso, a única alternativa passa pelo 2.3 EcoBoost com um motor de quatro cilindros...
Basta dizer que é o mesmo quatro cilindros que equipa o Ford Focus RS. Perdeu cerca de 26 cv para respeitar as normas de emissão de poluentes, mas ganhou uma nova caixa automática de 10 velocidades que vai coexistir com a caixa manual de seis, mas custa mais 5 230 euros.
TRANSMISSÃO. Esta caixa automática tem um objectivo evidente: reduzir consumos e as emissões. E, se por um lado temos de admitir que funciona, por outro achamos que são velocidades a mais...
Em modo 100 por cento automático o sistema entra em "ebulição" nas subidas e descidas de velocidade com uma condução mais agressiva nas estradas sinuosas por onde andámos. Quando se opta pelo comando manual, com as patilhas atrás do volante, ele não é suficientemente rápido para engrenar uma mudança abaixo, quando ela é necessária para partir para uma ultrapassagem ou na abordagem de uma curva mais "manhosa" do que parecia.
PERFORMANCES. É certo que o 2.3 EcoBoost é o irmão mais frágil da família Mustang. Não se podem esperar as acelerações brutais disponíveis no 5.0 V8, mas esta proposta é mais do que honesta.
Há 440 Nm de binário disponíveis, logo às 3 000 rpm, quando os 520 Nm disponíveis no 5.0V8 só surgem às 4 600 rpm. A potência a baixo regime garante o prazer de condução, sem o exacerbar, e permite chegar aos 100 km/h em 5,5/5,8 segundos, de acordo com a caixa de velocidades, e atingir os 233 km/h.
CHASSIS. A Ford trabalhou muito ao nível do chassis. Adoptou uma nova barra transversal traseira e barras estabilizadoras mais grossas. A regulação dos amortecedores de série foi alterada para potenciar a dinâmica de condução e, em opção, oferece um sistema adaptativo magnético (2 236 €), que até aqui apenas estava disponível no mercado americano em versões tão radicais como o Shelby GT350.
Gostámos, mas não podemos esquecer que utilizámos uma unidade equipada com os amortecedores do sistema magnético MagneRider (opcional), que faz toda a diferença.
HABITÁCULO. Quem espera pelo cheiro a couro, o toque de madeiras ou a imagem do carbono, esqueça lá isso. O Mustang tem uma ligeira evolução ao nível da qualidade do habitáculo, mas continua a ser um americano puro e duro. O cliente pode optar por vários "Packs" de equipamento com preços que vão dos 2 643 € aos 3 151 € e incluem detalhes em alumínio nas portas, elementos em alcantara nos forros e nos bancos de série, aplicações em carbono (1 067 €) ou bancos Recaro (2 084 €) em couro com cores específicas (negro, azul ou vermelho).
O ecrã central continua a ter oito polegadas, mas o sistema de controlo foi evoluído e passou a contar com comando por voz (SYNC3) compatível com os sistemas Android e Apple Car Play (1.321 €). O painel de instrumentos é um ecrã digital de 12,3 polegadas, onde o grafismo e as informações variam de acordo com o modo de condução seleccionado ou a decisão do condutor.
Ficha técnica
Motor : 2.3 EcoBoost
Cilindrada: 2 261 cc
Potência máxima: 290 cv/ 5 400 rpm
Binário máximo: 440 Nm/3 000 rpm
Velocidade máxima: 233 km/h
0 a 100 km/h: 5,5 segundos
Consumo médio anunciado: 9,1l/100 km
Emissões de CO2: 200 g/km
Preço desde: 54.119 € (Coupé) e 56.552 € (cabrio)
+ EVOLUÇÃO. O chassis tem uma suspensão mais eficaz, os travões inspiram confiança para quem gosta de andar depressa.
- FISCALIDADE. Só os impostos explicam 40 mil euros de diferença entre o 2.3 e o 5.0V8, que paga 58 442 de alcavalas, atirando o preço para os 94 526 euros.