O novo Peugeot 508 é radicalmente diferente do modelo anterior, e se isso é evidente ao nível da forma, também é claro em termos tecnológicos. Os designers quiseram criar uma proposta topo de gama capaz de fazer a diferença com a elegância. A Peugeot não quer competir com as marcas Premium, mas faz questão em ser a melhor no universo dos construtores generalistas.
DESIGN. O apuro da forma, marcada pela originalidade, e traços que remetem para o passado coexistem no novo Peugeot 508. Para além da modernidade do perfil, com um tejadilho descendente no sentido da traseira e os vidros sem "moldura" que nos recordam o universo das berlina-coupé, temos uma grelha frontal vertical ao estilo do "velho" 504, que está a celebrar 50 anos.
A Peugeot assumiu um estilo "fastback" bem ao gosto alemão para vincar a imagem desta berlina que procura um lugar ao sol no mundo dos familiares. Com 4,75 metros de comprimento, o novo 508 é nove centímetros mais curto do que o seu antecessor.
HABITÁCULO. Os 2,79 metros de distância entre-eixos permitiram desenhar um habitáculo espaçoso, mesmo ao nível dos joelhos dos ocupantes dos bancos posteriores e com três verdadeiros lugares, já que o túnel central é muito discreto.
A carroçaria fastback de cinco portas permitiu criar um porta-bagagens com 487 litros de volume, que podem chegar aos 1.537 litros com os bancos rebatidos.
O espaço dianteiro marca uma evolução muito importante. Foi inspirado no concept Exalt, mostrado no Salão de Pequim de 2014. O painel muito vertical com as saídas de ar da ventilação longitudinais estreitas tem um aspecto original.
A nova geração do i-cockpit digital, maior do que o do 3008, tem um painel de instrumentos com uma imagem digital. Sob o ecrã central digital com oito ou 10 polegadas, surgem os comandos em teclas.
Destaque para o upgrade evidente ao nível da qualidade dos materiais, com a Peugeot a assumir que pretende fazer jogo igual com o VW Passat nas versões Allure e, ao mesmo tempo, rivalizar com os Audi A4 nos níveis GT e GT Line.
CHASSIS. O 508 foi realizado com base na plataforma EMP2, que garante menos peso e um maior dinamismo. Por isso o novo 508 é cerca de 70 kg mais leve do que o seu antecessor.
Este modelo conta com um inédito eixo traseiro multibraços e um sistema de amortecedores pilotados para potenciar o compromisso sempre difícil entre o conforto e o comportamento dinâmico.
MOTORES. A oferta passa pelo 1.6 PureTech a gasolina com 180 ou 225 cv e pelos diesel 1.5 BlueHdi de 130 cv ou 2.0 BlueHdi de 166 ou 177 cv. Todos os motores estão associados a uma caixa automática de oito velocidades, mas o 1.5 BlueHDi pode contar com uma caixa manual de seis velocidades, e isso ajuda a reduzir o preço em cerca de 2.500/3.000 euros. Mas nem sempre o dinheiro é tudo: a caixa automática vale o que custa…
AO VOLANTE. Tivemos oportunidade de guiar o 508 1.5 BluHDi de 130 cv, uma proposta à medida da realidade do mercado nacional. O motor é algo barulhento ao ralenti ou em aceleração, mas tem uma boa resposta nos regimes intermédios graças aos seus 300 Nm de binário logo às 1.750 rpm.
A caixa automática EAT8 casa bem com este bloco e contribui para a agradabilidade de condução, seja em ritmo de passeio, seja com um andamento mais dinâmico, apesar de estar longe de assumir um carácter desportivo. Mas com esta transmissão até parece mais potente do que é realmente.
Para os condutores mais dinâmicos, o melhor compromisso talvez seja o motor 1.6 PureTech de 180 cv, que coloca o 508 noutro escalão, permitindo uma condução muito mais dinâmica, sem que isto coloque em causa o desempenho do chassis que tem de ser visto como a grande mais-valia desta proposta.
Não é um desportivo, mas tem uma dinâmica fora de série. É fácil e agradável de conduzir, especialmente com a transmissão automática que permite vários modos de condução, alterando a cartografia do motor, mas também a gestão da suspensão. Se nos convidassem a escolher um Peugeot 508, esta era a nossa opção. Mas cada um sabe de si e é preciso fazer contas…
PREÇOS
Active
1.5 BlueHDi 130 cv – 35.300 €
2.0 BlueHDi – 160 cv – 37.300 €
Business Line (para empresas)
1.6 PureTech 180 cv – 39.700 €
1.5 BlueHDi 130 cv – 36.100 €
2.0 BlueHDi – 160 cv – 42.500 €
Allure
1.6 PureTech 180 cv – 41.700 €
1.5 BlueHDi 130 cv – 38.100 €
2.0 BlueHDi – 160 cv – 44.500 €
GT Line
1.6 PureTech 180 cv – 44.500 €
1.5 BlueHDi 130 cv – 40.900 €
2.0 BlueHDi 160 cv – 47.300 €
2.0 BlueHDi 180 cv – 48.300 €
GT
1.2 PureTech 225 cv – 49.200 €
2.0 BlueHDi 180 cv – 51.800 €