Pesquisa
Ensaio

Range Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mão

15:22 - 03-12-2017
  95
Range Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mão
Range Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mãoRange Rover P400e PHEV: guiámos os novos híbridos em primeira mão

LOS ANGELES. "Aquela Máquina" esteve na Califórnia e  já guiou os protótipos dos novos Range Rover híbridos que vão chegar ao mercado na próxima Primavera. 

O P400e PHEV vai estar disponível nas gamas Range Rover e Range Rover Sport e estivemos entre os primeiros que puderam conhecer as novas propostas da Land Rover no campo da mobilidade eléctrica. 

MOTORIZAÇÃO. A proposta híbrida associa o motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina de 300 cv com um motor eléctrico de 85 kW instalado junto à caixa automática de oito velocidades. A unidade motriz eléctrica de 85 kW é alimentada por baterias de lítio colocadas na traseira do veículo sob a plataforma da bagageira. 

O carregamento das baterias, através de uma tomada de corrente escondida na grelha dianteira, demora 2h 45m com uma "wallbox" específica de 32 amperes ou 7h 30m numa tomada de corrente normal.

A potência combinada chega aos 404 cv, o valor mais elevado para qualquer dos Range Rover de série (os SVO não fazem parte desta história). Os 640 Nm de binário também impressionam, mas a este nível o 4.4 SDV8 oferece 740 Nm. 

A Land Rover reivindica uma autonomia de 51 km em modo 100 por cento eléctrico a velocidades na ordem dos 120 km/h, anunciando emissões de 64 g de CO2/km para o Range Rover P400e PHEV, que é capaz de chegar aos 220 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. 

CONDUÇÃO "À LA CARTE". O condutor pode optar por vários modos de condução. À partida, o P400e PHEV assume a opção "Parallel Hybrid", que associa o motor de combustão interna e o eléctrico para maximizar a relação entre performances e economia. 

Quem permitir que o seu Range Rover gaste toda a energia das baterias fica dependente da resposta do motor 2.0 Turbo, que não tem nada a ver com os V6 e V8 a que um cliente da marca está habituado. Por isso, seleccionar o "Save Mode" é a solução: impede que a carga das baterias desça abaixo de um nível desejado.

Em viagem, a opção "Pedictive Energy Optimization", associada aos sistema de navegação, garante uma optimização de todos os parâmetros que permitem associar performances e consumos, tomando em conta factores tão diferentes como o tipo de estrada, condições de tráfego e até a altitude. 

AO VOLANTE. Guiámos os Range Rover e o Range Rover Sport, que a Land Rover assumiu como protótipos "que ainda vão evoluir antes da entrada em produção", como nos disseram e não temos dúvidas em assumi-lo.

Basta olhar para as diferenças entre os protótipos do Sport e do Range Rover que tivemos oportunidade de conduzir. O Sport mostrou mais dinâmica porque está num nível evolutivo superior ao que será atingido pelo Range Rover.

Mas de uma coisa não há dúvida: estes Range Rover podem ter dado um passo em frente no campo da tecnologia e no ambiente da mobilidade eléctrica, mas não perderam nenhuma das características que fazem da marca uma referência no universo dos SUV.

Isto é tão verdade em estrada como fora dela. Um Range Rover pode ser uma proposta Premium para um ambiente urbano, mas é, e sempre foi, um campeão nos maus caminhos e nada se alterou com a aposta eléctrica.

CONDUÇÃO "TT". Admitimos que nunca tínhamos imaginado um Range Rover ligado a um cabo de corrente, mas mesmo este híbrido é um 4x4 da verdade. Enfrentámos um percurso desafiante e, se este é um híbrido, nenhuma das outras características se perdeu ao nível do chassis ou das ajudas de condução, que abrem as portas dos piores caminhos aos menos experientes.

É certo que há algumas diferenças que só alguns "picuinhas", como nós, vão dar por elas. Nas grandes descidas, onde o "Hill Descent Control" é o trunfo criado pela Land Rover, havia um trabalho conjunto entre o efeito travão/motor e a electrónica. 

Neste caso tudo é diferente: em descida não há travão/motor porque a energia é aproveitada para recarregar as baterias. Por isso, os travões têm um stress suplementar. Tudo funciona da mesma forma mas é apenas a travagem que assume a responsabilidade e isso acaba por ser audível. Pode ser diferente, mas continua a ser eficaz e isso é o que interessa...

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.