"Velar" é uma palavra latina que significa "cobrir/esconder" e foi utilizada em 1969 pela Land Rover para esconder o primeiro protótipo do Range Rover. O nome caiu no esquecimento até ser recuperado para um novo modelo que talvez seja o mais elegante SUV disponível no mercado. Guiámos o Velar D300, não só o mais potente dos diesel com o motor 3.0 V6 de 300 cv, mas também o mais equipado, porque o "First Edition" tem quase tudo...
Com 4,8 metros de comprido, é 43,2 centímetros maior do que o Evoque, mas apenas 4,7 centímetros mais curto do que o Range Rover Sport. O perfil estilo coupé, com um tejadilho que desce na direcção da traseira, estendendo-se por uma asa aerodinâmica, marca o carácter desportivo sem condicionar o espaço em altura para os ocupantes dos bancos posteriores. Depois, as jantes que podem chegar às 22 polegadas sublinham o dinamismo.
À elegância feita de simplicidade não falta o requinte do couro e a nobreza das madeiras, evidentes no modelo ensaiado. Os bancos são do tipo poltrona, mas garantem um bom apoio lateral e lombar. Os dianteiros têm comandos eléctricos e funções de massagem, aquecimento e refrigeração. Os traseiros oferecem regulação da inclinação das costas e aquecimento.
MULTIMEDIA. Na consola central há dois ecrãs tácteis de 10 polegadas, que permitem reduzir o número de botões e comandos. Os dois ecrãs tipo tablet dão origem a um sistema que a Land Rover apelidou de "Touch Pro Duo". Utiliza um processador Intel Quad Core, conta com um disco rígido (SSD) de 60GB e pode ser associado a redes 4G.
O ecrã superior gere o sistema de navegação, o áudio e o Bluetooth, que permite associar qualquer smartphone, e ainda garante as imagens da câmara traseira ou das câmaras que oferecem uma visão a 360 graus à volta do Velar.
No ecrã inferior estão disponíveis os comandos relativos à condução, que vão desde o "Start/Stop" aos diversos modos de condução e aos controlos do sistema "Terrain Response", e ao auxiliar de condução, que abre as portas dos piores caminhos aos menos experientes na condução fora-de-estrada. Mas também garante a gestão das propostas de conforto, como o ar condicionado, ou para variar a climatização dos assentos.
O painel de instrumentos digital pode ter uma imagem tipo analógica, ou um ecrã de 12,3 polegadas configurável ao gosto do condutor. Está ainda disponível um "head up display" onde surgem informações sobre a sinalização vertical ou, numa utilização fora de estrada, a direcção das rodas, algo muito importante sobretudo quando há muita lama pela frente.
MOTORES. O Velar tem três opções a gasóleo e outras tantas a gasolina. Do lado dos diesel surgem os blocos 2.0 de 180 cv e 240 cv, para além do 3.0 V6 de 300 cv. No campo dos gasolina surgem o 2.0 litros de 250 cv e 300 cv, e o 3.0 V6 de 380 cv.
O "First Edition" só é produzido com as versões mais potentes e a versão ensaiada contava com o pujante D300 diesel. Mas, mais impressionantes do que os 300 cv de potência são os 700 Nm de binário, disponíveis entre as 1.500 e as 1.750 rpm. O potencial deste motor é maximizado pela eficiência de uma caixa automática de oito velocidades.
O condutor pode optar por um de três modos de condução: "Dynamic", "Eco" e "Comfort", naturalmente diferentes. A opção "Comfort" convida ao passeio e, se há algum rolamento da carroçaria em curvas mais apertadas, é fácil perceber até onde o chassis "dobra", antes de acelerar, para evitar o escorregamento das rodas dianteiras (subreviragem). No modo "Dynamic" o Velar é muito mais ágil, a direcção mais incisiva e a resposta do motor mais solicita.
Isto só é possível graças ao "Terrain Reponse 2" e ao "All Terrain Progress Control", que continuam a surpreender-nos. Podem ser uma ajuda tão importante no arranque a baixas condições de aderência como no controlo da descida dos maiores declives.
Para além disso, o "Intelligent Driveline Dynamics" (IDD) e o bloqueio dinâmico do diferencial traseiro permitem que o Velar seja uma referência ao nível das performances fora de estrada. Estamos convencidos que a esmagadora maioria dos compradores de um Velar não equaciona este tipo de utilização. Mas se o quiser fazer, pode ter a certeza que não fica mal na fotografia...
FICHA TÉCNICA
Motor: 3.0 V6
Cilindrada: 2.993 cc
Potência máxima: 300/4.000
Binário máximo: 700 Nm/1.500-1.750 rpm
Velocidade máxima: 241 km/h
0 a 100 km/h: 6,5s
Consumo médio: 6,4 litros/100 km
Emissões CO2: 167 g/km
Preço: 136.390,89 €
+ IMAGEM. A elegância começa por ser o grande trunfo deste SUV. Atrai as atenções onde quer que esteja e ninguém lhe fica indiferente. Para além disso, espaço, conforto e polivalência continuam a fazer parte dos argumentos deste modelo.
- FISCALIDADE. No nosso país, a política fiscal é aberrante. A altura do capot dianteiro ou o tipo de tracção não deviam ser argumentos para pagar mais. A Assembleia da República já o admitiu, mas nada aconteceu, e modelos como o Velar continuam estar condicionados à Classe 2.