O novo Renault Kadjar chega aos concessionários da marca a 25 de Janeiro com uma gama liberta da pressão da "Classe 2" nas portagens, um leque de motorizações com propostas modernas a gasolina e diesel e uma evolução na imagem.
O Kadjar é um modelo de sucesso no mercado europeu, mas em Portugal foi condicionado pelo estigma (custo) da "Classe 2" nas portagens. É certo que a marca francesa procurou uma alternativa com um motor diesel e uma alteração no eixo traseiro para garantir um peso-bruto capaz de ultrapassar esta condicionante. Mas tudo mudou com a alteração das regras nas portagens: a partir de agora, os Kadjar 4x2 são todos "Classe 1", ainda que com "Via Verde".
DESIGN. A Renault modernizou a imagem deste SUV, mas foi um restyling ligeiro, com alguns "toques" cosméticos na grelha frontal, com mais cromados nos pára-choques dianteiros e traseiros, na grelha frontal e nos grupos ópticos.
O interior foi renovado. A Renault reivindica melhores materiais (talvez) e há mais cromados. O ecrã central de sete polegadas tem um comando intuitivo, permitindo a configuração a gosto do utilizador. O info-entretenimento está associado aos sistemas Apple CarPlay e Android, mas isso já é uma oferta que todos garantem. Há uma evolução na funcionalidade, que passa por novos comandos, e isso é bem evidente no ar condicionado.
MOTORES. Livre da ditadura da "Classe 2" nas portagens, o Kadjar conta com uma gama de motores onde pontuam o bloco 1.3 a gasolina desenvolvido em parceria com a Mercedes, com 140 ou 160 cv, e os diesel dCi de 1.5 litros com 115 cv ou o novo 1.7 dCi de 150 cv, que chega lá para Março e com ele as propostas 4x4. Qualquer destas opções pode ter associada uma caixa de velocidades manual de seis velocidades ou uma automática de sete velocidades, por mais 1.800 €.
O preço das propostas a gasolina vai dos 27.770 euros do 1.3 de 140 cv até aos 34.445 € da versão de caixa automática, mais equipada. Os diesel variam entre os 31.140 € e os 37.125 €.
AO VOLANTE. Num longo trajecto desde Lisboa até à região de Mértola, tivemos oportunidade para conhecer o Kadjar 1.5 dCi de 115 cv. Mais importante do que as performances de um motor "calmo", gostámos do desempenho. Em auto-estrada, é fácil manter ritmos de condução elevados, mas em estradas sinuosas é importante não deixar cair o regime abaixo das 2.000 rpm, a fasquia para o dinamismo.
O conforto é evidente nas estradas secundárias, mesmo as mais sinuosas, porque no Alentejo também há curvas... Estas condições mostraram a capacidade de resposta do motor nos regimes intermédios que permite manter uma condução sem "stress", mas os mais dinâmicos vão ficar "agarrados" à caixa de velocidades, para desfrutar de todo o potencial do motor.
Num brevíssimo contacto com o motor 1.3 dCe a gasolina com 140 cv é mais do que evidente a diferença da potência disponível. Também gostámos da elasticidade da resposta do motor e não nos assustámos com um consumo médio de 7,6 litros/100 km, quando realizámos médias de 6,5 litros/100 km com o motor 1.5 dCi de 155 cv.
O motor a gasolina de 140 cv é um pouco mais guloso no consumo, mas é mais barato no preço e isso obriga a fazer contas. Quantos quilómetros serão necessários para amortizar uma diferença tão pequena nos consumos, quando a diferença entre os combustíveis está cada vez menor...
PREÇOS
Gasolina
TCe 140 FAP: desde 27.700 €
TCe 140 EDC FAP: desde 29.630 €
TCe 160 FAP: desde 30.390 €
TCe 160 EDC FAP: desde 34.445 €
Diesel
Blue dCi 115 cv: desde 31.140 €
Blue dCi EDC 115 cv: desde 32.570 €