A terceira geração do Renault Mégane R.S. está no mercado com um motor 1.8 turbo de 280 cv, o mesmo que está disponível no Alpine A 110. Mas pesa mais 340 kg e isso faz uma grande diferença…
HABITÁCULO. O interior é menos exuberante. A diferença passa pelos detalhes específicos, sublinhados por toques de vermelho e sobretudo pelas volumosas baquets dianteiras em alcantara, que garantem todo o apoio e a envolvência necessária. Elas roubam algum espaço na traseira, mas quem se preocupa com isso num automóvel com estas características?...
MOTOR. O motor 1.8 Turbo debita 280 cv de potência e, tanto ou mais importante do que isso, são os 390 Nm de binário sempre presentes entre as 2.400 e as 4.800 rpm. É uma larga margem de utilização, que garante a elasticidade nas respostas a qualquer momento.
Na fase de lançamento este motor esteve associado a uma caixa automática EDC 6 de dupla embraiagem (desde 40.480 €), mas brevemente também vai contar com uma caixa manual de seis velocidades (a partir de 38.780 €). A diferença de preço são 2.700 €, mas num desportivo com estas características a caixa automática vale o que custa.
AO VOLANTE. O compromisso entre o conforto e as exigências de uma condução desportiva merece aplausos. Isso é tão evidente na estabilidade direccional como na tracção desde tracção à frente, mesmo sem diferencial (disponível na opção Cup).
Os batentes hidráulicos da suspensão filtram as irregularidades do piso e isso é tão verdade no modo de condução "Comfort", que convida ao passeio, como nos modos Sport e Race, que tornam a suspensão mais dura e seca privilegiando a adrenalina. Pode dizer-se que este Mégane e R.S. Falta o resto da frase é polivalente.
A suspensão, ajudada pelas rodas "auto-direccionais" (4Control, que varia milimetricamente o alinhamento), evitam o adornamento da carroçaria na inserção em curva, evitando o escorregamento do eixo dianteiro e permitem colar no chão toda a potência, em aceleração. Por isso a estabilidade direccional é excelente, chegando a digerir alguns excessos de optimismo do condutor.
Falar de consumos num desportivo com estas características não faz grande sentido. Mas podemos dizer que é possível passear e realizar médias na casa dos 8,3 litros/100 km, mas também se pode ultrapassar os limites de velocidades legais, com uma condução agressiva, o que nos pode levar a valores de 16,8 litros/100 km ou até mais…
É por estas e por outras que gostamos tanto de automóveis como este Renault Mégane R.S.. Ele pode ser aquilo que quisermos que seja. Pode responder às necessidades do dia-a-dia, mas também pode abrir as portas de um circuito, para um "track day"…
Para quem pensa mais na pistas do que na estrada, a oferta passa por versões específicas, como a Cup, 30 kg mais leve, menor altura ao solo, amortecedores mais firmes e ainda um diferencial Torsen. Para quem tudo isto não é suficiente, a Renault propõe ainda a opção Trophy…
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.8 turbo
Cilindrada: 1.798 cc
Potência máxima: 280 cv/6.000 rpm
Binário máximo: 390 Nm/2.400-4.800 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h
0 a 100 km/h: 5,8 s
Consumo médio: 7,1/6,9*
Emissões de CO2: 161/155* g/km
Preço desde: 38.780 €/40.480 €*
(*) Com a caixa automática EDC
+ CHASSIS. A rigidez do chassis, a suspensão eficaz e o bom desempenho do sistema 4Drive garantem uma agilidade notável ao R.S.
- DIRECÇÃO. A desmultiplicação é, quando a nós, excessiva e impede que o condutor "sinta" a estrada.