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Renault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil euros

13:52 - 09-08-2019
 
Renault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil eurosRenault Talisman Sport Tourer Initiale Paris: a carrinha gaulesa que custa quase 60 mil euros
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A carroçaria mais familiar do Talisman, denominada Sport Tourer, está à venda no nosso país com preços a partir de 37.574,06 euros, para a versão de entrada de gama, com o nível de equipamento Executive. Mas nós fomos testar a variante que se encontra no lado oposto do catálogo, que é como quem diz, a proposta topo de gama do Renault Talisman, cujo preço começa nos 56.201,82 euros.

Falamos do Renault Talisman Sport Tourer Initiale Paris equipado com o motor Blue dCi de 200 cv e com uma caixa automática EDC com 6 velocidades. Esta é a versão mais potente da gama mas também a mais luxuosa, ou não carregasse a nomenclatura "Initiale Paris".

Há muito que os franceses sabem que entrar no segmento dos familiares médios é uma tarefa muito difícil, já que são os alemãs quem dão cartas neste mercado, mas a Renault mantém a aposta no Talisman, que com este nível de equipamento se apresenta como uma alternativa séria aos modelos germânicos.

Imagem exterior elegante

São vários os argumentos deste Talisman, a começar na imagem exterior, marcada por linhas muito elegantes que até nos fazem esquecer que estamos perante um automóvel com 4,86 metros de comprimento. A dianteira até pode partilhar vários elementos com outros modelos da marca gaulesa, mas o perfil é distinto e a traseira tem bastante mais presença do que a carrinha Mégane, por exemplo.

Habitáculo requintado

O habitáculo também merece elogios e é um dos maiores trunfos deste Talisman. Além de confortável e acolhedor, a Renault apostou em acabamentos de alta qualidade que colocam este modelo num patamar superior de qualidade. Além disto, destacamos a tecnologia presente, que tem no ecrã central de 8,7 polegadas um dos maiores argumentos, o sistema multimédia R-Link 2 e claro, o espaço disponível para os cinco ocupantes.

E se isto é válido para os passageiros, também é válido para a mercadoria, é que este Talisman Sport Tourer tem uma bagageira cujo volume varia entre os 492 litros e os 1681 litros. O portão traseiro tem abertura e fecho eléctrico e uma grande amplitude, o que facilita o acesso à bagageira.

Esta é a variante mais equipada da gama e isso nota-se assim que entramos neste Talisman. Ainda assim, detalhes como o tejadilho panorâmico (1150 euros), o sistema de alerta de ângulo morto (300 euros), a câmara de visão traseira (490 euros + sistema de ângulo morto), o volante aquecido (150 euros) e o sistema de ajuda ao estacionamento (680 euros) são opcionais. Tudo o resto é de série nesta versão, até mesmo o sistema de ‘head-up’ display, o sistema 4CONTROL ou o sistema de som BOSE.

Motor responde sempre 'presente'!

Quanto ao motor, trata-se de um bloco de 2.0 litros Blue dCi com 4 cilindros que produz 200 cv de potência (às 3500 rpm) e 400 Nm (às 1750 rpm) de binário máximo. Este motor forma uma equipa vencedora com a caixa automática EDC de seis velocidades e é o motor mais indicado para este modelo. Por outras palavras, este motor transforma o Talisman Sport Tourer num verdadeiro "pápa-quilómetros" e isso ficou notável na viagem de cerca de 300 quilómetros que fizemos em auto-estrada.

Ainda assim, é justo dizer que os 5,8 litros de consumo médio por cada 100 quilómetros que a Renault reivindica são impossíveis de cumprir, mesmo com uma condução muito defensiva. Em auto-estrada, aponte para os 6,5 litros por cada centena de quilómetros. Em cidade este registo sobe para os 7 litros.

Mais ágil do que se imagina

Ao volante, é impossível notar que esta versão Sport Tourer é mais longa que a berlina. É certo que são apenas mais 16 mm, mas é algo imperceptível quando estamos ao comando desta carrinha familiar. A culpa é, em grande parte, do sistema 4CONTROL de quatro rodas direccionais, que transforma este Talisman Sport Tourer numa proposta muito ágil e muito responsiva.

O sistema MultiSense, que oferece vários modos de condução à escolha, também assume um papel muito importante neste capítulo, já que permite ajustar o Talisma Sport Tourer às várias exigências do percurso e da nossa condução. Com o modo "Confort" seleccionado, o Talisman vira uma proposta mais elegante e fica com "fome" de quilómetros, absorvendo muito bem as irregularidades do asfalto. Já em modo "Sport", o comportamento fica mais dinâmico e a resposta do motor mais agressiva, duas mudanças de tom muito agradáveis para quem quer aproveitar a estrada.

Vale a pena pagar quase 60 mil euros?

Não há dúvidas de que esta proposta tem muitos argumentos que nos permitem afirmar que os 56.201,82 euros que a Renault pede por ela são razoáveis. Afinal estamos a falar de uma proposta muito elegante, com acabamentos de qualidade e com um vasto leque de equipamento. Ainda assim, há muitas e boas propostas neste segmento, factor que complica a vida a este motor. Se ainda ainda juntarmos a crescente popularidade dos SUV, percebemos que propostas como estas não têm vida fácil. Ainda assim, e em jeito de balanço, a nota deste Talisman Sport Tourer é muito positiva!

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