Pesquisa
Ensaio

Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...

11:02 - 19-10-2018
 
Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...
Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...
Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços..
Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...

O novo Jimny é uma proposta que recupera uma tradição com mais de 20 anos. Fomos conhecer a quarta geração de um "clássico" da marca e é fácil dizer: ‘É GIRO!’...

Regressa ao mercado nacional no final deste mês (a última geração não estava disponível) e recupera a tradição da Suzuki no universo do "TT".

DESIGN. O Jimny tem uma imagem "quadradona" (já foi assim noutros tempos). Mas a nova geração faz lembrar o Mercedes G (em escala reduzida), marcada pelos grupos ópticos dianteiros redondos, com mais ou menos LEDs, de acordo com o nível de equipamento.

Os mais atentos também vão reconhecer o desenho da grelha anterior, ao estilo do Jeep. Parece evidente que a Suzuki escolheu as melhores referências como fonte de inspiração para um mini todo-o-terreno com apenas 3,65 metros de comprimento e 2,25 metros entre-eixos. Embora inspirado nos "grandes", é muito pequeno.

CHASSIS. Num modelo "à antiga", um "TT" puro e duro,  não podia faltar o tradicional chassis de travessas e longarinas suplantado pelas estruturas monobloco dos SUV modernos, que garantem mais conforto mas são apenas aquilo a que se convencionou chamar "todo-o-terreno". O Jimny é diferente e não teme os desafios mais radicais.

A suspensão de eixos rígidos e molas helicoidais também vem do "antigamente". Pode não potenciar o conforto, mas garante a versatilidade fora de estrada.

Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços..

MOTOR. Sob o capot surge um motor de 1.5 litros com 102 cv de potência e 130 Nm de binário, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, ou uma automática de quatro velocidades proposta em opção.

TRANSMISSÃO. A tracção Allgrip Pro tem "redutoras" como antigamente. Em condições normais a tracção é assegurada pelo eixo traseiro (2H), mas em situações de difícil aderência pode optar-se pela tracção 4x4 (4H). Se tudo se complicar, ainda estão disponíveis a redutoras (4L). Era assim noutros tempos e volta a ser assim com o novo Jimny.

HABITÁCULO. O interior mostra uma evolução importante face aos Suzuki de um passado ainda recente e sobretudo um grande "upgrade" relativamente à ultima geração do Jimny, que não foi vendida em Portugal. Isso é bem evidente no desenho e também na tecnologia, apesar do ecrã táctil de sete polegadas compatível com os sistemas Android, MirrorLinks e Apple CarPlay só estar disponível nas versões melhor equipadas, num leque que passa pelas propostas JL, JLX e Mode 3.

O espaço à frente é apenas honesto e fazem falta mais e maiores porta-objectos. A acessibilidade aos lugares posteriores não é fácil. É necessário mover as costas dos bancos anteriores e deslocar longitudinalmente o assento.

Mas admitimos que o espaço para os ocupantes dos bancos traseiros é surpreendente. Só que, por causa disso, a bagageira tem um volume minúsculo (85 litros), que pode chegar aos 337 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, pelo que ou há espaço para bagagem ou para ocupantes. É certo que todos os bancos, mesmo os dianteiros, são rebatíveis e permitem uma grande plataforma.

AO VOLANTE. Não se podem esperar milagres de um motor com pouco mais de 100 cv, apesar de haver um ganho de 14 cv face ao anterior. Mas 1.090 kg de peso e uma caixa de velocidades manual bem escalonada garantem o dinamismo da condução. A resposta pronta do motor ao acelerador até dá a ideia de que o Jimny é mais potente.

Isso é mais evidente numa condução urbana do que em estrada, onde ficam evidentes as limitações de um modelo que não vai além dos 145 km/h. Quando se exige mais do motor ele torna-se ruidoso e a insonorização deixa a desejar.

A Suzuki anuncia um consumo misto de 6,8 litros/100 km, mas durante o curto contacto que tivemos com o novo modelo não conseguimos melhor do que uma média de 8,3 litros/100 km.

O Jimny tem um comportamento dinâmico honesto. A importante evolução face à geração anterior é inegável, da mesma forma que a opção mais ao estilo radical contrasta com o que acontece com a nova geração dos SUV, que se conduzem como automóveis familiares.

Este é assumidamente um "TT" com uma direcção menos directa e um centro de gravidade mais alto (o que não evita o adornamento em curva) e suspensões que apostam mais na eficácia nos maus caminhos do que nas deslocações urbanas. É uma proposta diferente, ninguém duvide.

O Jimny está mais à vontade fora de estrada. É aí que exprime o seu verdadeiro potencial e foi essa característica que fez o seu sucesso no passado. A resposta do motor a baixo regime ajuda a ultrapassar pequenas dificuldades e a tracção 4x4 com "redutoras" facilita a progressão nos trilhos mais difíceis.

A pequena distância entre-eixos (2,25 metros) não contribui para o conforto. Mas este 4x4 pode ir onde outros SUV não chegam. A Suzuki anuncia 37º como ângulo de ataque, 49º como ângulo de saída e uma altura ao solo de 21 centímetros, o que abre novos horizontes para a evasão…

Preços

Jimny 1.5 JX: 21.483 €

Jimny JLX: 23.238 €

Jimny 1.5 JLX Auto: 25.297 €

Jimny 1.5 Mode 3: 25.219 €


Ficha técnica

Motor: 1.5 gasolina
Cilindrada: 1.462 cc
Potência máxima: 102 cv/6.000 rpm
Binário máximo: 130 Nm/4.000 rpm
Velocidade máxima: 145 km/h
0 a 100 km/h: não indicado
Consumo médio: 6,8 litros/100 km
Emissões de CO2: 154 g/km

Preço desde: 21.483 € 

+ DESIGN. Pode recordar o Mercedes G à escala e a grelha pode dar "ares" ao Jeep, mas o resultado não deixa ninguém indiferente

- SEGURANÇA. Apenas três estrelas, nas cinco possíveis nos testes de segurança Euro NCap, obrigam a pensar.... 

Suzuki Jimny: guiámos o novo 4x4 e sabemos os preços...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.