Quando a Volkswagen lançou o Golf GTI, há cerca de 44 anos, pensou que iria fazer uma série especial limitada a apenas 5 mil unidades. Mas o sucesso do modelo foi tão grande que a marca alemã acabou por vender 462 mil unidades, com este automóvel a definir o segmento dos hatchback desportivos. Agora, a oitava geração do modelo acaba de chegar ao nosso país e nós já a conduzimos.
A potência pode não chegar para deixar a concorrência em sentido, mas este Golf GTI é rápido e, acima de tudo, muito eficaz. Os pneus de 235 de largura oferecem muito mais estabilidade e a direcção dá-nos sempre muita informação sobre o que está a acontecer no eixo dianteiro.
A somar a tudo isto, a suspensão do GTI é 1,5 cm mais baixa face a um Golf convencional, pelo que este GTI parece sempre muito equilibrado em estrada, mesmo quando adoptamos ritmos mais elevados. Capaz de nos oferecer emoções fortes ou de nos proporcionar um passeio tranquilo e confortável, o Golf GTI consegue ser um desportivo muito versátil e isso é cada vez mais raro.
Ficha Técnica
Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1.984 cc
Potência: 245 cv
Binário Máximo: 370 Nm
Velocidade Máxima: 250 km/h
0-100 km/h: 6,3 s
Consumo Médio: 6,3 l/100 km
Emissões CO2: 144 gr/km
Preço desde: 45.313 euros
+ Dinâmica: Comportamento é muito eficaz
- Caixa DSG: Transmissão podia ser menos hesitante