Costuma dizer-se que uma casa não se constrói a partir do telhado, mas a Volvo começou a definir o seu novo catálogo com o XC90, um SUV topo de gama que marcou um estilo que evoluiu para a berlina S90 e a carrinha V90.
A personalidade da forma, o bom gosto e a modernidade tecnológica foram rapidamente reconhecidas. Mas a Volvo não podia descurar os nichos de mercado e a carrinha V90 Cross Country é o melhor exemplo dessa aposta.
DESIGN. A vida moderna tem cada vez mais a ver com actividades outdoor e, se o crescimento da procura de modelos tipo SUV espelha esta situação, ainda há muito boa gente interessada em soluções mais tradicionais, como uma carrinha polivalente. É esse o trunfo da Volvo V90 Cross Country.
A alteração da suspensão e pneus de maior diâmetro permitiram dilatar a altura ao solo em 60 mm, o que aliado à tracção total permanente e a um sistema electrónico de ajuda em pendentes pronunciadas, abre novos horizontes a um modelo onde as protecções da cavas das rodas e os pára-choques assumem um estilo mais radical.
HABITÁCULO. O habitáculo tem tudo a ver com a elegância feita de simplicidade como é típico do design sueco. A fluidez da forma e a qualidade dos materiais, sejam plásticos, metálicos ou orgânicos, marcam um ambiente elegante e confortável.
Com 4,93 metros de comprimento e do 2,94 metros de distância entre-eixos, o Volvo V90 Cross Country tem uma volumetria semelhante à do Audi A6 Allroad e Mercedes E All-terrain, os seus principais concorrentes. Não há grandes diferenças ao nível do espaço interior, onde a habitabilidade traseira merece elogios, mas apesar de oferecer um volume de carga que vai dos 560 aos 1.526 litros com os bancos traseiros rebatidos, os porta-bagagens dos modelos alemães são maiores, especialmente o da Mercedes.
AO VOLANTE. Num leque de motorizações que passa por duas propostas a gasolina (T5 de 254 cv e T6 de 320 cv) e outras tantas diesel (D4 com 190 cv e D5 de 235 cv), optámos pelo D5 de 235 cv, talvez a proposta mais adequada à realidade do mercado nacional. O preço começa nos 60.305 euros da versão base, mas um modelo deste nível merece a versão V90 CC Pro, mais equipada, apesar do preço começar nos 74.121 euros.
O motor 2.0 de quatro cilindros conta com dois turbos (um pequeno de alta pressão e um grande de elevado caudal) sequenciais com o sistema "Power Pulse", que injecta ar comprimido no colector de escape do turbo menor para reduzir o tempo de resposta do acelerador a baixo regime.
A potência do motor não impressiona num modelo com quase duas toneladas de peso, tanto mais que a tracção 4x4 (sistema Haldex) ainda "come" alguns cavalos. Mas o bom desempenho da caixa automática de oito velocidades permite aproveitar todas as rotações, garantindo uma resposta rápida mesmo a baixo regime, o que favorece uma condução dinâmica em estradas secundárias onde é possível manter um ritmo elevado, apesar de ser algo nervosa em "modo Dynamic".
Mesmo com uma condução mais dinâmica, é possível realizar médias na casa dos 7,0 litros/100 km, o que não deixa de ser interessante…
Apesar dos 210 mm de altura ao solo, um valor superior ao que encontramos em SUV’s compactos como o Hyundai Tucson, não há uma grande diferença no rolamento da carroçaria em curva, garantindo uma boa estabilidade direccional.
É esta altura ao solo, superior à disponível no Audi A6 Allroad ou no Mercedes E All-terrain (apesar da suspensão pneumática do modelo de Estugarda), que abre as portas aos maus caminhos ao V90 Cross Country, vincando a sua polivalência. O modelo sueco não é um "TT" mas não teme os estradões de terra que nos podem levar por caminhos de evasão.
CONCLUSÃO. A Volvo V90 Cross Country D5 é um modelo para quem gosta departir à aventura em família. É um grande estradista, tão confortável em estrada como fora dela. Já não é tão agradável no meio do tráfego urbano onde, apesar da agilidade garantida por uma excelente brecagem, está um pouco "fora de escala" quando é necessário estacionar, sobretudo nos parques mais acanhados que existem nas nossas cidades. Não lhe faltam requintes como o "Pack Business Premium Sound", capaz de transformar o habitáculo numa sala de concerto (custa 2.998 €) ou o "head up display" (1.353 €). São apenas alguns exemplos de um modelo cujo preço, tal como o dos alemães, pode chegar até onde for o nível de personalização.
Ficha Técnica
Motor
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2.0d bi-turbo
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Cilindrada (cc)
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1 969
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Potência máxima (cv/rpm)
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235/4 000
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Binário máximo (Nm/rpm)
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480/1 750-2 250
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Velocidade máxima (km/h)
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230
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0 a 100 km/h (s)
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7,5
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Consumo médio (l/100 km)
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5,3
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Emissões CO2 (g/km)
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139
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Consumo médio (l/100 km)
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4,3
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Preço desde (€)
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60.305
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Preço modelo ensaiado (€)
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85.115
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+ POLIVALÊNCIA. Está tão à vontade em estrada como nos maus caminhos, oferecendo sempre um nível de conforto elevado. É uma proposta para quem gosta de partir à descoberta de novos horizontes…
- OPCIONAIS. Tal como os alemães, a Volvo apostou numa lista infindável de "pacotes" e opcionais que podem fazer disparar o preço para lá do razoável…