O VW Golf GTI é um desportivo que tem perdurado no tempo. Espantou meio mundo em 1976 com a sua proposta inovadora e desde essa altura tem-se renovado e continua a ser uma referência no subsegmento dos desportivos compactos, que não existia antes dele...
Este GTI volta a mostrar que não é necessário radicalizar a forma para afirmar o carácter desportivo. Alguns elementos estéticos são tão simples como evidentes: um mero toque de vermelho nos grupos ópticos e na grelha dianteira fazem a diferença.
As pinças de travão pintadas de vermelho, a asa traseira pronunciada (sem exageros) sobre a porta da bagageira e os pára-choques específicos, com duas volumosas tomadas de ar à frente e imponentes saídas de escape na traseira, são suficientes para sublinhar a imagem desportiva que faz parte da tradição dos GTI.
De resto, o cliente só pode optar pela paleta de cores, que vai desde o "Madrepérola" (que assusta com um preço de 941 €) até às pinturas nacaradas por valores mais razoáveis como os 493 € (Azul Atlantic, Azul Dark Iron, Cinza Indium, Prata Tungsten, Prata White e Preto Deep). Quem não quiser gastar dinheiro com a tinta, pode optar pelo Branco Pure, Preto Ruby e o Vermelho Tornado, e só paga 153 €.
Como não poderia deixar de ser, há opções de três e cinco portas, mas 1.800 € de diferença por mais duas portas parece algo exagerado...
Os Golf GTI sempre foram assim, e ainda bem que continuam assim. Respeitamos e gostamos das tradições, tal como continuamos a aplaudir uma posição de condução que, graças a todas as suas regulações, é quase perfeita.
Apreciamos a modernidade das propostas tecnológicas e os sistemas digitais, que passam pelo ecrã central onde o "touch screen" tem uma função de proximidade, mas também do painel de instrumentos digital que pode ser configurado de acordo com o tipo de informações que o condutor pretende ver.
O Golf GTI, como qualquer dos Golf VII, tem grandes vantagens face aos seus concorrentes directos, mas quando olhamos para a habitabilidade posterior ficamos aquém do esperado. O espaço para os ocupantes dos bancos traseiros é apenas honesto e o volume da bagageira não impressiona.
MOTOR. O bloco 2.0 TSI é a alma deste desportivo. Foi alterado ao nível aos colectores de admissão e de escape. Os 245 cv de potência, aliados a 1.387 kg de peso do GTI, garantem uma excelente relação peso/potência.
Este GTI é mais leve do que o seu antecessor e a evolução dos sistemas de gestão electrónica permitiram potenciar as performances de um modelo que, segundo a VW, pode passar de 0 a 100 km/h em 6,2s e atingir os 250 km/h.
AO VOLANTE. O Golf GTI continua a afirmar-se pelo seu dinamismo e tudo foi pensado para maximizar o prazer da condução. A altura ao solo foi reduzida em 15 mm para potenciar o comportamento em curva, e a suspensão, não sendo dura nem seca, garante toda a confiança a quem quiser andar mais depressa. Este é um daqueles automóveis onde o limite está geralmente mais no lado do condutor do que no potencial da máquina.
Na versão anterior, o "pico" da potência surgia às 5.300 rpm, mas agora está disponível às 4.700 rpm e mantém-se constante até às 6.200 rpm. Reduz as arritmias e garante uma margem de utilização mais ampla para quem quer andar verdadeiramente depressa. O binário máximo está disponível às 1.600 rpm, um valor que é muito semelhante ao dos motores diesel, e vai por ali acima até às 4.300 rpm, sem perdas.
Em percursos sinuosos, com constantes alterações no eixo de apoio. Ficámos convencidos com o desempenho do eixo traseiro previsível e sobretudo com o dianteiro, que mantém as rodas no chão em acelerações violentas à saída das curvas, mesmo sem o sistema adaptativo da suspensão (opcional), o que garante a aderência que dá confiança ao condutor.
É por isto, ou talvez também por tudo isto, que ao fim de gerações o VW Golf GTI continua a ser uma referência.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0 TDI
Cilindrada: 1.984 cc
Potência máxima: 245/4.700-6.200
Binário máximo: 370 Nm/1.600-4.300
Velocidade máxima: 250 km/h
0 a 100 km/h: 6,2s
Consumo médio: 6,5 litros/100 km
Emissões CO2: 148 g/km
Preço desde: 48.318 € (versão de 3 portas)
+ TRADIÇÃO. É interessante ver que, apesar dos caminhos da modernidade, ainda há tradições que são o que eram. É esse o segredo do VW Golf GTI, uma tradição de ontem, que continua a ser uma proposta aliciante para amanhã...
- ESPAÇO. O último dos GTI nasceu com base no Golf VII e, se isso tem muito de positivo, também tem uma carga menos agradável: o espaço no habitáculo, especialmente na traseira, é meramente honesto. Há concorrentes que oferecem mais.