A Bentley surpreendeu meio mundo quando anunciou a sua entrada no rentável segmento dos SUV, com o enorme e luxuoso Bentayga. "Nunca se viu nada assim", exclamou-se na altura, por se ver uma das marcas símbolo do luxo máximo sobre rodas render-se desta formas aos gigantes e inevitavelmente pouco elegantes automóveis de características todo-o-terreno.
Chamou-se, sintomaticamente, Bentley Dominator e só foram construídas seis unidades, por encomenda expressa do sultão do Brunei, pequeno estado do sudeste asiático onde o petróleo gerou riquezas difíceis de calcular… O sultão, possuidor de uma invejável colecção de automóveis, alguns dos quais exemplares feitos à medida – uma "shooting brake" da Ferrari, por exemplo –, tinha uma paixão pela Bentley, tendo encomendado vários carros especiais e contribuído decisivamente para evitar o encerramento da marca, pouco antes de esta se comprada pelo Grupo VW.
Na traseira, a abertura é dividida, com o vidro a abrir para a cima e a zona inferior a abrir para baixo. Consta ainda que, debaixo do "capot", teria o motor do Bentley Continental da altura, a sabe, um V8 de 6,75 litros, com 384 cv e 750 Nm. A tracção era integral e aproveitada do Range Rover.
Esta é, pois, a história do SUV secreto que a Bentley já tinha construído por encomenda do sultão de Brunei, com interiores super requintados. Há mais de vinte anos! De tal forma secretos que a própria numeração dos chassis foge totalmente à lógica aplicada pela marca britânica, agora na esfera do Grupo VW. Venda que talvez não tivesse chegado a suceder se não fosse a injecção de capital feita pelo sultão do Brunei com as encomendas especiais de veículos… De que este Dominator é o caso mais espantoso!