DS SM Tribute pode ser uma realidade… por 1 milhão de euros!

Os detalhes são ainda escassos mas o protótipo SM Tribute com que a DS Automobiles homenageou o Citroën SM lançado nuns futuristas anos 70 poderá ser uma realidade de produção a curto prazo.

Em causa está o apetite duma fatia importante do mercado automóvel por modelos exclusivos como aquele showcar, segundo o que respondeu o responsável pela DS Design numa entrevista à Top Gear.

Thierry Metroz avançou mesmo que a ideia conta com o apoio de Carlos Tavares, responsável máximo pela Stellantis, e de Olivier François, director executivo da DS Automobiles.

Único ponto a sublinhar neste projecto é que ele terá de ser rentável; sugerido é por isso um valor nunca inferior a 1 milhão de euros por cada exemplar.

Uma certeza dada pelo "estilista" francês é que não será um desportivo 100% eléctrico, para logo saltar para o campo de batalha a possibilidade de equipar um motor térmico desenvolvido pela Maserati.

A ideia tem razão de ser já que o Citroën SM original guardava sob o capô um V6 de 2.7 litros, fruto da aquisição da construtora italiana pela insígnia francesa em 1968, para depois separarem-se em 1975.

Para Metroz, a produção do SM contemporâneo será feito segundo os mesmos fundamentos do GranTurismo de segunda geração.

Tal permitiria aos designers da DS Automobiles manterem as proporções básicas do protótipo sem correrem o risco de perderem o controlo sobre os custos de desenvolvimento.

Se o projecto chegar a bom porto, o motor a seleccionar seria o mesmo V6 biturbo Nettuno desenvolvido pela casa italiana para os MC20 e GranTurismo, e com uma potência nunca inferior a 530 cv.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque