A Dacia aproveitou a imposição da norma europeia GRS2 em Julho para introduzir ligeiras actualizações nas gamas Sandero, Jogger e Sandero Stepway.
Recorde-se que o novo regulamento actualiza os requisitos de segurança dos veículos da União Europeia, ao incluir de série vários dispositivos de protecção.
Uma das obrigações será a obrigação de dotar os carros com uma "caixa negra", que regista todos os dados de condução.
Novas cores e equipamentos
O Dacia Sandero ganha a nova linha Journey derivada do Stepway Extreme, com uma antena em forma de barbatana de tubarão e jantes Randia diamantadas.
O interior também recebe novos acabamentos estéticos, a que se somam uma câmara para marcha atrás e um suporte removível para o telemóvel.
Há também novas rodas Flexwheel Atara em dois tons para este modelo, e Flexwheel Atara Dark bicolores para o Sandero Stepway e Jogger.
Haverá ainda a opção de jantes em liga leve Randia e Randia Dark com corte diamantado, dependendo do modelo em questão.
O Sandero Stepway passa a contar em exclusivo com a nova cor Beige Safari, enquanto os tons Schist Grey do Jogger, e Cedar Green da linha Extreme, estão disponíveis em todos os modelos.
O Jogger Hybrid 140 passa a equipar de origem o mesmo painel de instrumentação de sete polegadas estreado no novo Dacia Duster.
Irá comportar igualmente um E-Save que permite preservar cerca de 70% de energia da bateria.
Esta nova configuração permitirá ao condutor passar a modo eléctrico quando encontra subidas no trajecto, para depois desactivá-la com elas finalizadas.
Segurança mais activa
Essenciais são os novos dispositivos de segurança que vão equipar a gama Dacia desde o nível de entrada para atender à normativa GSR2.
Entre eles conta-se uma "caixa negra" que irá gravar dados de eventos como acidentes.
Haverá também o reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, alerta de mudança de faixa e apoio na sua manutenção.
A gama contará ainda com sensores de luz e chuva, sistema de monitorização de atenção do condutor, e assistente de estacionamento traseiro.
De série passam também a ser o alerta de travagem de emergência e respectiva frenagem automática com detecção de peões e ciclistas.
Um botão My Safety no painel de bordo permitirá desactivar algumas dessas funções durante a condução.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: