Volvo mostra camião a puxar 750 toneladas!

Quando o Volvo FH16 750 foi lançado, a fabricante sueca reivindicava que graças ao novo sistema de engrenagem "I-Shift" era capaz de puxar 325 toneladas.

Pois bem, a fabricante do norte da Europa, mais concretamente o departamento "Volvo Trucks", provou que o seu FH16 750 não só é capaz de puxar esse peso como consegue "arrastar" um total de 750 toneladas. Sim, leu bem! É um número impressionante e o derradeiro teste para esta "máquina" sueca.



Tudo aconteceu no Porto de Gotemburgo, na Suécia, sendo que para este desafio foram usados contentores que formavam um "comboio" com 300 metros de comprimento. O camião usado para o efeito foi um modelo FH16 750 com as especificações de fábrica e apesar de parecer uma tarefa impossível, foi cumprida! A grande responsável por este comportamento foi a transmissão, que permite que o camião possa ser conduzido a uma velocidade tão lenta como 0,5 km/h, precisamente para permitir mover cargas pesadas em terrenos difíceis e com pouca aderência.

"I-Shift com engrenagens de lagartas oferece uma tracção inicial que é diferente de tudo o que existe no mercado de camiões de produção. Geralmente são construídos camiões especialmente desenvolvidos para cargas pesadas, mas aqui estamos a usar um Volvo FH16 que acabou de sair da fábrica", adiantou Peter Hardin, gerente de produto na Volvo Trucks.

E porque a Volvo não quis deixar nada ao acaso. Atrás do volante estava Magnus Samuelsson, vencedor do concurso de Homem Mais Forte do Mundo em 1998, e, como tal, a pessoa indicada para se juntar à Volvo nesta tarefa hercúlea.

"Poucas coisas podem igualar a sensação de desafiar e vencer os próprios limites físicos. Eu enfrentei muitos desafios difíceis ao longo dos anos, mas este é o meu desafio mais pesado de sempre", atirou Magnus Samuelsson.

Mas porque nem sempre é fácil visualizar o que 750 toneladas representam, o melhor mesmo é ver o vídeo.

Em destaque