
















Para demonstrar o potencial do e-tron, a Audi assumiu um desafio único na neve das montanhas austríacas. Um modelo especial do e-tron eléctrico, conduzido por Mattias Ekstrom, o campeão do mundo de ralicross enfrentou a subida de uma das mais radicais descidas de ski da Europa, a famosa Streif de Kitzbuhel, ultrapassando um sector onde a inclinação chega aos 85%.
O Audi e-tron foi preparado especialmente para o efeito, contando com um motor eléctrico duplo no eixo traseiro, gerido por um sistema electrónico com um sofware específico. A potência foi dilatada para 503 cv (mais 95 cv) e o binário medido nas rodas chegou aos 8.920 Nm. Foram montadas jantes de 19 polegadas com pneus de pregos. A segurança exigiu um rol-bar no habitáculo e um cabo de segurança foi instalado.
Mattias Ekstrom e o e-tron venceram o desafio, que passa a fazer parte da história da marca de Ingolstadt, a exemplo do que aconteceu em 1986, quando um Audi 100 desceu a rampa de saltos de Kaipola, na Finlândia, para mostrar a capacidade do então inovador sistema quattro de tracção total permanente (ver vídeo abaixo).