A Waymo, a empresa da Google que está a desenvolver a condução autónoma, vai operar fora dos Estados Unidos. A Europa será o próximo destino para os americanos e, nesse sentido, já foram estabelecidas sinergias com a Jaguar e com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
O projecto foi anunciado por John Krafcik, o CEO da Waymo, durante o "Automotive News Europe Congress", que decorreu em Itália, paralelamente ao Salão Automóvel de Turim.
Os técnicos da Waymo já mapearam a estradas com a sua frota de veículos, tendo dado particular atenção a tudo o que é diferente na regulamentação rodoviária dos EUA e da Europa.
A participação da Jaguar e do Grupo FCA é tão mais importante quanto a Waymo não vai fornecer directamente os serviços de mobilidade, como acontece no outro lado do Atlântico, mas sim apoiar-se nos seus novos parceiros europeus. "É uma abordagem diferente", como admitiu John Krafcik.
A empresa americana esteve na pista de testes da FCA em Balocco para mostrar as potencialidades da sua proposta. "Trouxemos a tecnologia da Waymo para a Europa e mostrámos em Itália um modelo com o nível 4 de autonomia, a condução em que ninguém esteja ao volante", recordou.
Os testes vão decorrer agora em paralelo nos dois lados do Atlântico, e esta cooperação pode permitir que a evolução da condução autónoma avance mais rapidamente.