Aquilo que começou como um escândalo protagonizado apenas pelo Grupo VW tornou-se uma tendência europeia e, facto ainda há poucos anos impensável, o Diesel já não é a motorização favorita do mercado do Velho Continente, tendo perdido, em 2017, a primazia de que vinha gozando há cerca de uma década! No ano passado venderam-se mais carros a gasolina do que com motores Diesel e tudo indica que a tendência continuará a apontar para um afastamento progressivo dos números.
Deve ter sido essas contas que fizeram muitos consumidores europeus, levando a que os automóveis Diesel dessem um enorme "trambolhão" de 7,9%, o que significou quase menos 600 mil unidades vendidas, face a 2016! Pelo contrário, as vendas de carros com motores a gasolina cresceram 10,9% ou seja, em termos absolutos, cerca de 760 mil unidades, enquanto as motorizações com combustíveis alternativos, também registaram um pequeno acréscimo de 230 mil exemplares (ver gráfico com dados da empresa Jato).
Em Portugal ainda se vive no reino do Diesel mas, aos poucos, já se vai notando uma certa alteração de comportamento dos consumidores que começam a perceber as vantagens económicas que os modernos motores a gasolina podem representar. Em especial pela enorme poupança no momento da compra que compensa largamente o dinheiro que se gasta a mais na altura de ir abastecer. E com o progressivo apertar das leis antipoluição e das decisões dos poderes locais da proibição de entrada dos carros nos centros das cidades, os Diesel acabarão por ficar "sob mira"…