Vários construtores de super desportivos almejam atingir a mítica barreira dos 500 km/hora para um carro de produção mas, até ao momento, nenhuma marca oficial está registada.
Pois esse feito foi conseguido por Johnny Bohmer ao volante de um Ford GT de 2006 devidamente homologado para circular em estradas públicas… mas alimentado a bioetanol E85.
O BADD GT, como é carinhosamente reconhecido, bateu na última sexta-feira os 500,1 km/hora (310,8 milhas/hora) na pista de lançamento e aterragem do Centro Espacial Kennedy na Florida.
Recorde-se que é na mesma pista que o Hennessey Venom F5 e o SSC Tuatara têm tentado atingir aquela velocidade mas sem sucesso até ao momento.
Claro que, para conseguir bater o recorde, o super desportivo foi objecto de uma série de modificações mecânicas executadas pela equipa de Richard Rawlings, patrão da Gas Monkey Garage.
Com mais de 2.700 cv, que é a mesma potência que tinha quando estabeleceu o último recorde há cinco anos (e uma caixa manual de seis relações!), Bohmer acredita que poderá sacar do motor mais 500 a 700 cv.
A velocidade máxima foi medida ao longo de 1.600 metros através de uma Racelogic VBox Performance Box Touch e de quatro câmaras Garmin Ultra 30.
A verdade é que o recorde de velocidade mundial nem sequer estava no programa; foi alcançada quando o piloto e a sua equipa recolhiam dados para testar o novo sistema FuelTech FT600 ECU.
O Ford GT teve um desempenho tão bom durante os testes de controlo de tracção que Bohmer decidiu manter o pé no acelerador até ao final da pista.
Richard Rawlings assegura que o BADD GT satisfaz as premissas para que o recorde de velocidade seja considerado válido.
Além de dispor de seguro automóvel tem outras comodidades "invulgares" como ar condicionado, banco do acompanhante, auto-rádio, vidros eléctricos e "piscas".
Bohmer até costuma guiar regularmente o super carro pelas ruas e estradas do sul da Florida para levar e buscar os filhos à escola.
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