As férias, apesar de desejadas por todos, começam quase sempre em pesadelo. E a culpa é nossa, que queremos levar a "casa às costas" e nos recusamos a deixar o que quer que seja para trás. Nem que seja aquele colchão de praia gigante que ninguém vai usar.
Mas a SEAT está empenhada em acabar com este problema e recorreu ao método KonMari, criado pela autora de livros Marie Kondo, para nos ensinar a arrumar a bagageira de um carro familiar antes da saída para as férias.
A marca espanhola apresenta cinco dicas para a arrumação perfeita de uma bagageira para que não desespere no processo. E não pense que a SEAT escolheu o caminho fácil, já que resolveu arrumar dentro de um Arona três malas de viagem, dois colchões de praia, um carrinho de bebé, um guarda-chuva e um sem-fim de brinquedos de criança.
1. Menos é mais: saber escolher o que levar é a base para o sucesso desta missão, mas o problema é que muitos de nós não sabe (ou não consegue) fazê-lo. A SEAT sugere que façamos uma lista e que visualizemos como queremos que sejam as nossas férias ideias. Só assim seremos capazes de seleccionar o que nos será realmente útil.
2. Ordenar por categorias: "Dividir o fundamental em categorias, como o vestuário, os acessórios, os brinquedos das crianças ou o estojo de medicamentos, permite-nos enfrentar a tarefa por partes e de forma mais ligeira", afirma Aline Lau, a primeira consultora oficial na Europa para o método KonMari.
4. Aproveitar o interior do carro: "Quando desenhamos um modelo, a nossa prioridade é a de obtermos a máxima capacidade para aproveitarmos cada milímetro útil", explica Jordi Mora, engenheiro da SEAT. Objectos como lenços ou bebidas devem estar sempre à mão. Porém, e para maximizar a segurança a bordo, nenhum objecto deve estar solto no interior do habitáculo, nos bancos, nem na chapeleira.
5. Na bagageira, os últimos serão os primeiros: a marca espanhola aconselha a pensar no que vamos precisar de tirar primeiro para depois decidir o que vamos arrumar ao fundo da zona de carga.
As malas mais pesadas devem ir sempre na parte mais baixa e mais atrás possível, segundo alerta Javier Delgado, engenheiro de Segurança Passiva da SEAT: "Se não colocarmos correctamente a bagagem e não prendermos convenientemente as coisas, podem libertar-se com uma travagem ou com uma manobra brusca, colocando em risco a segurança dos ocupantes", garante, acrescentando que "circulando a 100 km/h, e no caso de uma viagem repentina, um volume de 30 kg pode converter-se num de 90 kg, multiplicando o seu peso por três".