Se 2017 foi o ano dos 70 anos da Ferrari, quando Enzo mostrou o primeiro superdesportivo da marca do "Cavallino Rampante", o 125 S, em 2018 é a vez da Porsche "soprar as velas" do seu septuagésimo aniversário.
O primeiro veículo a usar o nome Porsche foi registado no dia 8 de Junho de 1948 e foi o 356 Roadster com o chassis "No.1". Foi o Type 356 que deu vida ao sonho de Ferry Porsche de construir um carro desportivo. "A visão dele nessa altura personificou todos os valores que ainda definem a marca hoje em dia", afirmou Oliver Blume, presidente da Porsche, na recepção de ano novo no Museu da marca, onde não faltaram representantes do estado de Baden-Württemberg e claro, da cidade de Estugarda.
Mas voltemos ao ano em que tudo começou, 1948. Foi nesta data que a Porsche lançou o seu primeiro automóvel mas não foi a data em que nasceu. É que para se perceber o nascimento da Porsche é necessário recuar até 1900, ano em que Ferdinand Porsche criou um automóvel eléctrico a que chamou Lohner-Porsche. Este modelo serviria de base para o primeiro automóvel de passageiros com tracção às quatro rodas.
No mesmo ano Ferdinand Porsche criou uma base para veículos híbridos que combinava um motor a gasolina com um propulsor eléctrico e em 1931 fundou a sua própria oficina de engenharia. Os planos para aquele que viria a ser o primeiro desportivo a "carregar" o nome Porsche surgiriam em 1939, altura em que Ferdinand lançou o "Berlin-Rome Car". Porém, o sonho de Ferdinand só veio a ser realizado pelo seu filho, Ferry, que em 1948 lançou o Porsche 356.
Ainda assim, qualquer amante de automóveis é obrigado a reconhecer que o modelo mais icónico da marca de Estugarda é o 911, o sucessor natural do 356. Foi desenhado por Ferdinand Alexander, filho de Ferry Porsche, e foi ele que ajudou a estabelecer a Porsche como um dos principais construtores de automóveis desportivos do mundo.
"Apesar do 911 ter evoluído constantemente nas décadas seguintes e melhorado imensas vezes com tecnologias inovadores, nenhum outro veículo conseguiu manter a sua essência original da mesma maneira que o 911", afirmou Oliver Blume. "Todos os modelos que a Porsche está a desenvolver agora e vai desenvolver no futuro são baseados neste desportivo. Como peça central da marca, o 911 tornou-se um carro de sonho, ganhando um lugar no coração de cada entusiasta [automóvel] em todo o mundo", concluiu.
A Porsche garante que em cerca de 15 minutos será possível repor até 80 por cento da autonomia, sendo que este projecto já "obrigou" a marca de Zuffenhause a investir cerca de mil milhões de euros e a criar 1200 postos de trabalho adicionais.
Blume já descansou os fãs da marca de Estugarda e garantiu que apesar de eléctrico este Misson E "será sempre um Porsche". Mas só o tempo dirá se este Mission E terá tanto impacto como tiveram o 356 ou o 911. E para isso será necessário fazer este mesmo exercício daqui a várias décadas.