A Nissan vive um momento compreensivelmente eufórico, não só pela apresentação que está a fazer da segunda geração do Leaf, o seu familiar totalmente eléctrico, como pela estrondosa reacção que está a receber, com encomendas que já quase atingem as 13 mil encomendas a nível mundial! Embora só agora esteja a ser experimentado, o novo Leaf foi apresentado ainda durante 2017, de forma bem simbólica, quando passavam sete décadas sobre a estreia da Nissan nos automóveis… eléctricos!
O Tama foi lançado pela Tokyo Electric Cars que se tornaria Tama Electric Cars, passando a Prince Motor Co, em 1952. Em 1968, a Prince foi absorvida pela Nissan, passando o já então famoso Tama a fazer parte da história e do património da marca nipónica que hoje conhecemos.
Talvez inspirada pelo exemplo da Tama, a Nissan começou logo em 1970 os seus primeiros estudos com protótipos eléctricos e não mais parou de explorar esta via que a levaria a liderar, actualmente, o mercado dos automóveis de passageiros sem emissões poluentes. Vale a pena revisitar o que tem sido esta longa caminhada até ao novo Nissan Leaf que chegará ao mercado nacional nas semanas seguintes ao arranque da Primavera.