Pesquisa
Actualidade

A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!

11:42 - 01-07-2017
  57
A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!
A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!A segunda vida da McLaren… "despachado" Ron Dennis com 313 milhões!

Até aqui, embora ao ouvirmos o nome McLaren significasse sempre o mesmo, fosse nas pistas da Fórmula 1 ou nos novos modelos superdesportivos, a verdade é que se tratava de duas empresas independentes. Mas com a notícia de que Ron Dennis vendera as partes que ainda detinha nas duas organizações da McLaren surgiu também o anúncio de uma restruturação de ambas as empresas que passarão a funcionar sob um único "chapéu", o do McLaren Group.

Talvez seja melhor explicar, primeiro, como tudo funcionava… De um lado há a empresa responsável pela construção dos automóveis de estrada, os fascinantes superdesportivos que têm dado muito dinheiro a ganhar à… McLaren Automotive, cujo presidente executivo é Mike Flewitt e de que Ron Dennis detinha ainda 11%. Esta companhia independente foi fundada em 2010 quando Dennis decidiu avançar para uma estratégia de construtor automóvel assumido, em vez de uma marca com um produto pontual (como o mítico F1) ou com colaborações com grandes construtores (como o Mercedes SLR).

Do outro está o McLaren Technology Group que alberga diversas empresas, entre as quais a McLaren Racing (a equipa de F1) ou a McLaren Applied Technologies (consultoria em engenharia e que irá, por exemplo, fornecer as novas baterias que permitirão aos Fórmula E fazer toda a corrida com um único carro, a partir da época 2018/19), entre outras. Nesta restruturação agora anunciada, McLaren Automotive e McLaren Technology Group passam a conviver dentro de uma "holding" designada apenas McLaren Group.

E quem será o presidente executivo do McLaren Group? É aqui que se começa a contar a história da "guerra" que se travou nos últimos anos dentro da McLaren e que agora terminou, com Ron Dennis a sair "porta fora", embora com um invejável cheque de, segundo consta, 313 milhões de euros! Mohammed bin Essa Al Khalifa, xeque do Bahrain, é agora o presidente executivo do McLaren Group, ficando Mansour Ojjeh, o franco-saudita ex-amigo de Ron Dennis e dono da TAG, como director do Comité Executivo. Porque a Bahrain Mumtalakat Holding Company e a TAG são agora os accionistas maioritários (os donos, em português "para todos") do McLaren Group.

Como se chegou até aqui, terminando assim, pela porta pequena, a carreira de alguém que dedicou os últimos 37 anos da sua vida a erguer um verdadeiro império como é a McLaren? Tudo terá começado numa feroz zanga por motivos pessoais, algures entre 2013 ou 2014, entre Dennis e Ojjeh. Depois, Ron Dennis procurou investidores (nomeadamente chineses) que lhe permitissem reunir os meios para comprar os 75% da McLaren nas mão de Ojjeh (25%) e da "holding" do Bahrain (50%). Não tendo conseguido, seguiu-se… o contra-ataque, com o seu afastamento da liderança da companhia, há cerca de seis meses.

Este desfecho, em que Ron Dennis foi "convencido" a vender os 25% que detinha na McLaren Technology mais os 11% da McLaren Automotive, era já adivinhado. E, apesar das palavras de mútuo apreço e desejo de felicidades, sabe-se que ficou muito azedume no ar. Ron Dennis tem trabalhado como consultor do ministério da Defesa britânico e não se espera que, aos 70 anos (feitos no passado dia 1), volte a tentar uma aventura na Fórmula 1…

Ron Dennis pegou na McLaren em 1980 quando a equipa, apesar de ter dois títulos mundiais no currículo, estava num rápido e perigoso declínio financeiro. Integrou os activos no seu Project Four e criou a chamada McLaren International, na altura uma equipa com 100 pessoas e avaliada em 3 milhões de libras. Passados 37 anos, com a conquista de 10 títulos de pilotos (com Lauda, Prost, Senna, Hakkinen e Hamilton) e 7 de construtores, Dennis transformou a McLaren num império tecnológico em que trabalham 3400 pessoas e está avaliado em 2,4 mil milhões de libras.

Personagem pouco simpático e por vezes controverso, perfeccionista compulsivo, levou uma nova forma de trabalhar para a F1, elevando em muito a fasquia do profissionalismo na competição. Agora sai definitivamente dos registos da McLaren. Mas nunca da sua história!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.