Recorda-se de Chris Bangle? Sim, o americano que tomou conta do "design" da BMW entre 1992 e 2009, gerando uma polémica tal que os próprios fãs da marca de Munique chegaram a criar sites e petições para que… fosse despedido! O responsável pela mudança radical da linguagem de estilo da BMW no início deste século, começando pelo Série 7 E65, aguentando estoicamente todas as críticas, apenas dizendo que, um dia, se perceberia que tudo aquilo iria fazer sentido. Como fez…
Pois Chris Bangle acaba de apresentar a sua nova criação sobre rodas, o REDS, um mini citadino eléctrico para ser feito na China, onde tem neste momento o seu gabinete de "design". Ainda há não muito meses o estilista norte-americano dera uma entrevista onde confessava a sua desilusão com o que se passava na indústria automóvel, onde todos se limitavam a copiar uma tendência que algum construtor tivesse a coragem de lançar, criticando a falta de criatividade.
Disso não o podemos, de facto, acusar neste REDS, que tem uma forma totalmente original, pronto a destacar-se no gigantesco mercado chinês de automóveis eléctricos e, em especial, os mais pequenos, feitos para os ambientes urbanos. Mas, seguindo o bom princípio do "design", Bangle pensou, mais que na forma, em todas as funções do REDS (que será produzido por um fabricante de camiões chinês), conferindo-lhe características verdadeiramente interessantes e que vão além do simples automóvel.
Os detalhes técnicos são ainda muito escassos, sabendo-se que o REDS tem apenas 2,9 m de comprimentos, mas que será um recordista na aceleração dos 0 aos 50 km/h para se mexer com agilidade no trânsito "impossível" das gigantescas urbes chinesas. Além disso, terá todo o tejadilho coberto de painéis solares com células fotovoltaicas para a produção de energia eléctrica que permita aumentar a autonomia do carro.
O habitáculo conta com soluções bastante originais e pensadas para o dia-a-dia das populações chinesas dos grandes aglomerados populacionais. Assim, o REDS pode tornar-se num espaço de convívio, elevando-se a coluna de direcção para se encostar o volante ao vidro, enquanto o banco do condutor se vira para trás para ficar virado para os passageiros. Há ainda um grande ecrã de 17’’ que servirá para ver filmes ou aceder à internet. O banco traseiro por de ser transformado numa espécie de sofá ou, em alternativa, numa superfície de suporte para tratar de um bebé e mudar-lhe as fraldas. Como se vê, Bangle continua a pensar… muito à frente!