Quem disse que os apaixonados de grandes máquinas dos ricos países do Médio Oriente só gastam os seus petrodólares em superdesportivos, gigantescos SUV ou berlinas de requinte máximo? Veja-se o caso deste Abarth 500 tão especial, exemplar único, encomendado por um fã do Qatar ao… "costureiro de automóveis" Romeos Ferrari com todos os detalhes feitos à medida!
Primeiro um "upgrade" mecânico que o torna, certamente no 500 mais rápido do Mundo! O 1.4 turbo foi levado até aos… 248 cv e 300 Nm, o que lhe permite chegar em apenas 5,5 s aos 100 km/h e continuar até aos 240 km/h. Como num carro de competição? Pois, parece que uma das ideias por trás deste Cinquone especial para o Qatar foi essa, atendendo à sua aparência física, com uma carroçaria de visual "musculado", grande "spoiler" dianteiro, a tomada de ar no tejadilho, a asa traseira sobre o tejadilho, arco de segurança e espaço para dois capacetes integrais.
Mas onde este Cinquone 248 se distingue verdadeiramente é nos detalhes do interior, de acordo com a encomenda feita há dez meses pelo cliente qatarino. Nos dois lugares dianteiros, a competição fica arredada e é o luxo e requinte que imperam, com a pele branca a forrar quase tudo, à excepção do "tablier", coberto num veludo quase "bordeaux" mas que pretende replicar o contraste da bandeira do Qatar. As supostas "bacquets" de competição foram trocadas por bancos muito mais confortáveis e com colunas de som integradas nos encostos de cabeça.
Não podiam faltar os diversos detalhes banhados a ouro, como os puxadores interiores das portas ou as molduras das saídas da ventilação ou do ecrã central, bem como no volante. Para o toque final, há um porta… flutes, supostamente para champanhe, se bem que não seja bebida consumida (pelo menos teoricamente) por aquelas paragens. Este Cinquone 248 ficará, de facto, como peça única!