E a mais recente criação a deixa a oficina da ABT é um… Audi SQ5! Depois de meter as mãos no novo Audi RS5, no Audi RS3 Sportback e na carrinha Audi RS4 Avant, a conhecida preparadora alemã resolveu "apimentar" ainda mais o SUV Q5.
O mesmo é dizer que não só encontramos melhorias na carroçaria como também na mecânica. Mas vamos por partes. O novo "kit" de carroçaria instalado deixa esta proposta mais larga e modifica por completo a sua imagem, que assume um carácter vincadamente desportivo. Falamos de novas sais lateais, de novos pára-choques mais proeminentes, de um aileron traseiro e de um enorme difusor posterior que "acomoda" as quatro enormes saídas de escape em fibra de carbono.
A ABT instalou ainda um conjunto de jantes com acabamento preto de 22 polegadas que contrastam com as pinças de travões pintadas em vermelho. Mas o "toque" final no "look" exterior foi proporcionado pelos novos amortecedores que permitira reduzir a altura ao solo em 60 milímetros.
Explicadas que estão as alterações estéticas, importa perceber o que mudou no campo da mecânica. Para condizer com a nova imagem mais agressiva a ABT Sportsline instalou um "kit" que permitiu aumentar a potência do motor V6 TFSI de 3.0 litros para os 425 cv de potência e 550 Nm. É um aumento considerável se tivermos em conta que de série esta proposta conta com 354 cv e 500 Nm. Não sabemos do que este motor – que está associado à caixa automática Tiptronic de oito velocidades – é capaz, pois a ABT não revelou os registos na marca dos 0 aos 100 km/h e da velocidade máxima. Mas é mais do que seguro afirmar que será mais rápido a cumprir este desafio do que o SQ5 de fábrica, que precisa de 5,4 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h…