A mais recente "vítima" da Abt, conhecida preparadora alemã, foi o Volkswagen Beetle. E mesmo estando este VW longe de ser um automóvel divertido, a empresa alemã conseguiu renová-lo com uma "lavagem de cara" e com um aumento de potência considerável.
A transformação continuou no habitáculo, onde as mudanças foram ainda mais significantes. Destaca-se o tablier, a consola central e os painéis das portas em pele, os bancos com costuras em diamante, os apontamentos cromados e claro, o recurso à fibra de carbono exposta.
Mas o maior trunfo deste Beetle está escondido debaixo do "capot". É que a Abt modificou o motor de quatro cilindros e 2.0 litros turbo que este Beetle tinha de origem e transformou os 217 cv de série em… 286! É um aumento significativo de potência que juntamente com a nova suspensão (que deixa este Beetle bastante mais baixo) transformam por completo o comportamento dinâmico de um modelo que tem os dias contados.
A marca de Wolfsburgo estará empenhada em deixar este modelo cair assim que chegar ao fim a vida útil da geração actual. Porém, já há quem diga que este modelo vai renascer daqui a uns anos como veículo puramente eléctrico. Só o tempo dirá como será o futuro deste modelo, mas uma coisa é certa: será sempre um dos automóveis mais icónicos de sempre!