A Volkswagen operou um "restyling" ao Golf e como não poderia deixar de ser, também actualizou a variante mais radical deste modelo, o
Golf R. Não há dúvidas em afirmar que esta é a variante mais agressiva da família "Golf", mas os 310 cv que "saem" do bloco de 2.0 litros turbo continuam a ser um pouco escassos face às propostas da concorrência.
A Mercedes entrou nesta luta com o
AMG A45, que conta com um motor de 2.0 litros turbo que debita 381 cv. O
novo Honda Civic Type R "entrega" 320 cv e o
Ford Focus RS 350 cv. Mas é a Audi, com o
novo RS3 que lidera o segmento no que a potência diz respeito, com o bloco de quatro cilindros e 2.5 litros do "hot hatchback" da marca de Ingolstadt a debitar uns impressionantes.
Não é difícil perceber que o Golf R fica na "cauda" deste grupo, mas isso acaba de mudar. E tudo graças à ABT, conhecida preparadora alemã que trabalha com modelos Audi e VW, que levou o VW Golf R aos 400 cv de potência!
O bloco de 2.0 litros turbo continua a ser o mesmo que equipa o Golf R de origem, mas os técnicos da ABT conseguiram um aumento de 90 cv e 100 Nm de binário, para uma potência total de 400 cv e 500 Nm de binário.
Mas os "upgrades" não se ficaram pelo motor. A suspensão foi revista e deixou o Golf R mais próximo do solo: menos 20 mm à frente e menos 25 mm atrás. Mas se quiser ir mais longe (ou mais baixo!) a ABT tem disponível por encomenda uma suspensão ajustável que reduz a altura ao solo em 40 mm à frente e 45 mm atrás.
As melhorias mecânicas ficam completas com um novo conjunto de travões e um novo sistema de escape. A acompanhar tudo isto estão várias modificações estéticas, com destaque para as novas sais laterais e para as jantes que variam entre as 18 e as 20 polegadas.
A ABT não especificou o custo destas melhorias, mas convém recordar que o Volkswagen Golf R "convencional" tem um preço que começa nos 54.405 euros.