A Mercedes apanhou toda a gente de surpresa quando anunciou o novo A 45 S AMG com 421 cv de potência, fruto de um motor de 2.0 litros que disponibiliza 500 Nm de binário máximo. Este passa a ser o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série.
A ABT Sportsline, conhecida preparadora que há muito se habituou a trabalhar com os modelos da Audi, não perdeu tempo e respondeu com um RS3 Sportback "vitaminado" que viu a potência subir dos 400 para os 470 cv e o binário dos 480 para os 540 Nm. É obra!
Para conseguir este "boost" de potência a "casa" de tuning germânica instalou o "kit" ABT Power S neste modelo da Audi. Além de um novo intercooler, este "kit" oferece ainda uma nova unidade de controlo do motor (ABT Engine Control) que permite tirar todo o proveito deste bloco de cinco cilindros.
A ABT não revela se houve melhorias no registo dos 0 aos 100 km/h, mas confirma que a velocidade máxima passou dos 250 km/h (limite electrónico definido pela Mercedes) para os 285 km/h. A preparadora alemã reivindica ainda uma dinâmica mais apurada, fruto de novas molas, amortecedores, barra estabilizadora desportiva e até um "kit" de travões melhorado.
Ao nível da estética, importa dizer que há conjuntos de jantes de 19’’ e 20’’ e vários "kits" estéticos que prometem deixar a imagem do RS3 Sportback mais exclusiva.