O Audi SQ5 foi o mais recente modelo da marca dos quatro anéis a receber um tratamento especial da ABT. Esta preparadora alemã não descansou até transformar este SUV numa "besta" com mais de 400 cv de potência.
A maior alteração é mesmo no motor, já que a ABT equipou este Audi SQ5 com a sua própria unidade de controlo electrónico do motor que permitiu ganhar mais 71 cv extra. De série, este SQ5 conta com um bloco TFSI de 3.0 litros que produz 354 cv, mas este "boost" da ABT deixou-o com 425 cv de potência e 550 Nm de binário.
Estes números fazem com que este Audi SQ5 seja agora capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, menos 0,2 segundos do que a versão de fábrica é capaz de fazer. Além da melhoria na aceleração a ABT também deu a este Audi um comportamento mais "apurado", já que lhe montou uma suspensão desportiva auto-ajustável que o deixa mais perto do solo apenas com o apertar de um botão.
Do ponto de vista estético, este projecto é tudo aquilo a que a ABT nos tem vindo a habituar. A imagem mudou ligeiramente mas está longe de ser uma alteração radical. Destacam-se os apontamentos mais desportivos, como o novo "spoiler" dianteiro, a nova asa traseira e o novo difusor traseiro, mas também as jantes de 22 polegadas e as enormes saídas de escape em fibra de carbono.
O resultado é um SUV com uma imagem mais radical e com um "look" mais agressivo, algo que combina na perfeição com este enorme aumento de potência!